Buscar

o que é gestao aniental?

💡 4 Respostas

User badge image

Cristina Nascimento

A gestão ambiental moderna e sua origem

A preocupação com a gestão ambiental como hoje conhecemos se deu aproximadamente na década de 1960, quando finalmente as empresas começaram a vislumbrar os possíveis problemas relacionados à escassez de matérias-primas num futuro próximo. Uma das primeiras obras a tratar diretamente do assunto foi o livro “Silent Spring” (Primavera Silenciosa, em tradução livre), de Rachel Carson, lançado em 1962. O texto alerta para os efeitos negativos dos agrotóxicos sobre o ambiente, além de demonstrar os efeitos do DDT (diclorodifeniltricloroetano, o primeiro pesticida moderno) na natureza.

A partir daí, o mundo começou a se voltar a questões da produção ambiental com diversos eventos marcantes, como a I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, na Suécia, em 1972, onde foi assinado o Tratado de Estocolmo (que previa o banimento de 12 poluentes tóxicos mais nocivos ao meio ambiente e à saúde pública); a II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, realizada no Brasil e vindo a ser conhecida como Rio’92; e a assinatura do Tratado de Quioto, em 1997, cujo principal objetivo era fazer com que alguns países reduzissem seus níveis de emissões de dióxido de carbono, metano e mais alguns gases.

No Brasil, os antecedentes do ambientalismo são ainda mais antigos, datando de 1958, período da criação da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza.
0
Dislike0
User badge image

Karol Duarte

Ambiental*
0
Dislike0
User badge image

Cristina Nascimento

Segundo Tinoco (2004, p.109:) “Gestão ambiental é o sistema que inclui atividades de planejamento, responsabilidades, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental. É o que a empresa faz para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades”. “A gestão ambiental abrange uma vasta gama de questões, inclusive aquelas com implicações estratégicas e competitivas.

A demonstração de um processo bem-sucedido de implementação desta norma pode ser utilizada por uma organização para assegurar às partes interessadas que ela possui um sistema de gestão ambiental apropriado em funcionamento”. (ISO 14001, p.v) .

Antonius (1999) apud., Tinoco (2004) conceitua o gerenciamento ambiental como a integração de sistemas e programas organizacionais que permitam:

1. Controle e redução dos impactos no meio ambiente, devido às operações ou produtos;

2. Cumprimento de leis e normas ambientais;

3. Desenvolvimento e uso de tecnologias apropriadas para minimizar resíduos industriais;

4. Monitoramento e avaliação dos processos e parâmetros ambientais;

5. Eliminação ou redução dos riscos ao meio ambiente e ao homem;

6. Utilização de tecnologias limpas, visando minimizar os gastos e materiais;

7. Melhoria do relacionamento entre a comunidade e o governo;

8. Antecipação de questões ambientais que possam causar problemas ao meio ambiente e, particularmente, à saúde humana.

Tinoco (2004) divide a Gestão Ambiental de acordo com a tabela abaixo, na qual observa-se que as diferentes gestões se intercalam e são interdependentes, sendo necessário neste caso observar a necessidade da verificação de impactos e sua administração.

Gestão de processos Gestão de resultados Gestão de sustentabilidade Gestão de plano ambiental
Exploração de recursos Emissões gasosas Qualidade do ar Políticas e compromisso
Transformação de recursos Efluentes líquidos Qualidade da água Política ambiental
Acondicionamento de recursos Resíduos sólidos Qualidade dos solos Conformidade legal
Transporte de recursos Particulados Abundancia e diversidade da flora Objetivos e metas
Aplicação e uso de recursos Odores Abundância e diversidade da fauna Programa ambiental
Quadro de riscos ambientais Ruídos e vibrações Qualidade de vida do ser humano Projetos ambientais
Situação de emergência Iluminação Imagem institucional Ações corretivas e preventivas
Fonte: Adaptada pelo autor de MACEDO (1994) apud., TINOCO (2004, p.110-111)

De acordo com Barbiere (2006, p.21): “Qualquer proposta de Gestão Ambiental inclui no mínimo três dimensões, a saber: (1) a dimensão espacial que concerne à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; (2) a dimensão temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam; e (3) a dimensão institucional relativa aos agentes que tomaram iniciativas na gestão”. A proposta de Gestão ambiental está diretament
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais