Buscar

PERGUNTAS NA DESCRIÇÃO:

CASO:Ana Júlia saiu de uma cidade grande da região sul do Brasil para trabalhar numa indústria de

calçados no município de Picada do Café – RS. Esse município gaúcho se destaca pelo seu

Índice de Desenvolvimento Social (Idese) e seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

(IDEB). Não conhecendo esses dados, Ana Júlia, mãe de uma menina de 13 anos e um menino

de 8 anos, estava preocupada em como seria a adaptação das crianças na escola, uma vez que

sairiam de uma escola particular para a escola pública (na cidade de Picada do Café não há

escolas privadas). Na primeira semana de aula das crianças, Ana Júlia percebeu algo que a

deixou surpresa e entusiasmada: a escola a chamou para conversar, explicar seu funcionamento

e convidá-la a participar das atividades extracurriculares que oferecia, ou seja, as portas da escola

estavam abertas não só para os filhos como para toda a família. Além disto, as crianças ficariam

o período integral na escola, com atividades diversificadas no contraturno. Com o tempo, Ana

Júlia passou a fazer parte da associação de pais da escola dos filhos e participava ativamente

das ações voltadas às melhorias da escola. Ana Júlia se tornou parte do processo de

aprendizagem dos filhos.

1) Diante do fato/caso, qual é a relevância de enfatizar a participação de pais e familiares de alunos no espaço da escola?

2) Com base no referencial teórico dado e na experiência positiva de Ana Júlia junto à escola de seus filhos em Picada Café, descreva (com suas palavras) uma estratégia para promover a participação ativa de pais, familiares e comunidade na escola. 

3) Por fim, pesquise e discorra dois exemplos bem sucedidos de uma escola pública, preferencialmente de seu município ou região, que promove a participação e o pertencimento dos pais em seu cotidiano, analisando quais foram os benefícios trazidos para a vida da comunidade escolar.  


💡 7 Respostas

User badge image

Nadiesca Silva

É de suma importância que a escola tenha um elo não somente com os alunos que ali estudam, mas também com a família do estudante, pois o aprendizado não acontece somente no âmbito escolar, mas também nas relações sociais, na sua comunidade e nas relações interpessoais. Quando existe uma participação ativa dos pais junto a escola, essa ligação auxilia e ajuda na resolução de problemas, os pais podem trazer para dentro da escola questões como o combate as drogas, auxiliar na busca de oportunidades para os jovens no seu primeiro emprego, além de transmitir uma maior confiança ao filho que ali esta, tornando o mesmo mais produtivo e responsável em suas atividades. Uma escola não se faz sozinha, esse convívio é indispensável para um bom funcionamento, e gera exemplo para que outros pais possam vir a ter esse contato, como se fosse um efeito em cascata. Na minha cidade temos uma escola que tem horta comunitária, sendo assim os pais participam com seu trabalho, se envolvem e ajuda no sustento e alimento das famílias mais carentes, e também existe o CPM( circulo de pais e mestres), que fazem parte da tomada de decisões e melhorias para a escola. Ambas possuem os pais exercendo papeis fundamentais dentro da comunidade escolar.

9
Dislike0
User badge image

Maria Céu Lima

Conforme apresentado na aula pela Profa. Me. Patricia Carla Ferreira, a educação tem saído cada vez mais dos muros da escola e alcançado outros espaços sociais. E um ponto que tem tido grande relevância é a relação entre escola e comunidade. Pois a parceria com as famílias não é mais o único objetivo da gestão escolar mas sim com intuito de construir uma relação positiva com a população para o desenvolvimento da escola e dos alunos. Como a mesma professora relatou, esta atuação dos educadores influencia não apenas as crianças e suas famílias, mas também o bairro em que a escola se encontra e a sociedade no entorno, se a escola está inserida em um bairro que tem problemas sociais, por exemplo, ela precisa conhecer esse cenário, para fazer, de fato, parte dele. A instituição deve ser um diferencial positivo na comunidade por esta razão essa parceria é importante para todos, pois uma sociedade escolarizada tem a educação como pilar central não só nos investimentos para a formação do indivíduo como também no crescimento social e econômico. Uma sugestão, entrega de cestas básicas feitas na própria escola para a comunidade carente. Preferencialmente para famílias de alunos da instituição escolar. Aulas no contra turno de artes, musicalização, idiomas e danças podem ser um incentivo, principalmente aos alunos que não tem condições financeiras. Um exemplo de parceria é o caso de algumas Comunidades do Rio de Janeiro pessoas se unem para levar seus conhecimentos e aplicar ensinando as crianças como extra classe, principalmente esportes e músicas.

2
Dislike0
User badge image

Geórgia Gomes

A família simboliza o alicerce necessário para que o indivíduo construa uma boa estrutura social. A participação da família na vida da criança é imprescindível na escola, torna-se o processo de aprendizagem uma extensão daquilo que se iniciou em seu convívio familiar. Com essa participação dos pais no processo de ensino aprendizagem, a criança ficará mais confiante e os pais passarão a conhecer quais são as dificuldades e quais os conhecimentos que elas possuem. É fundamental adotar estratégias para construir uma relação forte e construtiva com as famílias como: conhecer a realidade das famílias é essencial para definir estratégias de aproximação e construção de parceria, criar espaços de diálogos onde os pais precisam saber que podem procurar a instituição, sendo preciso horários flexíveis, comunicar de forma construtiva, ouvir o que a família tem a dizer, validar os sentimentos deles em relação à escola e aos filhos e só depois fazer propostas para mudar ou melhorar, proporcionar reuniões coletivas, apresentar a escola, explicar as concepções de ensino, expor as produções dos alunos, envolver a família no planejamento das atividades e prever momentos para sugestões e críticas, fazer com a escola seja acolhedora das famílias, democrática, criar e fortalecer as instâncias coletivas de discussão com as famílias, como conselho escolar, Associação de Pais e Mestres (APM) etc. Em uma escola pública do meu município JF/MG foi realizado apresentações artísticas onde os professores desenvolveram diversas atividades como pintura, modelagem, arte, música, dança, movimento e apresentações teatrais. A abordagem multidisciplinar garantiu não só a aproximação e participação dos pais, mas de toda a escola. Outro método que a escola adota são as festas e as comemorações, ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima com os pais. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com que os responsáveis se aproximem ainda mais do ambiente escolar. Contudo, a presença dos responsáveis no cotidiano do aluno fez com que eles se sentissem mais motivados para buscar resultados cada vez mais positivos e entender o valor da educação em sua vida.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais