Buscar

Descreva o conceito de globalização e aponte seus aspectos positivos e negativos na sociedade atual. Cite exemplos deste fenômeno no seu cotidiano.

💡 2 Respostas

User badge image

cristina lima

Aglobalização é um processo que acontece com a integração dos mercados, em que as economias dos países interagem umas com as outras.

No âmbito econômico, a globalização já acontece há muitos anos por meio do comércio internacional, principalmente quando países europeus procuravam por produtos em outros continentes.

A globalização é também um efeito que vai além da economia, já que a integração envolve também campos sociais, culturais e, em nossa história recente, os tecnológicos.

Esse processo é característico do sistema capitalista e estruturado por países com considerável abertura econômica e integração de seus mercados financeiros, inclusive.

Aspectos negativos

  • Maior propagação de crises financeiras e econômicas;
  • Alguns setores da economia podem não se adequar à competição e elevar o desemprego no país;
  • Em países em desenvolvimento, pode ser difícil o investimento em novas indústrias que já existam em países desenvolvidos com custos reduzidos e com melhor tecnologia;
  • Em países de pequena dimensão, a entrada de multinacionais pode afetar produtores menores, criando monopólios na economia;
  • Exploração de matéria-prima e mão de obra barata de empresas de países desenvolvidos nos mais pobres.

Aspectos positivos

  • Acesso a produtos que não são produzidos nacionalmente;
  • Mercados mais competitivos e inflação bem controlada;
  • Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países;
  • Maior desenvolvimento tecnológico;
  • No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.


9
Dislike0
User badge image

anna julia

Conceito: Processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político.

Aspectos Positivos: Hibridismo cultural ( diversidade ); Comunicação ( transações financeiras, etc); Transportes ( evolução tecnológica, etc )

Aspectos Negativos: Xenofobia; Oligopólios; Exclusão Digital; Fortalece o crime organizado

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais