Buscar

Qual o conceito de neuromarketing?

💡 3 Respostas

User badge image

hpyh

O Neuromarketing é a união da Neurociência, da Psicologia e do Marketing, visando planejar ações que impactem em melhores meios de comunicar com o cérebro humano, através do conhecimento de como são processados os estímulos externos.

O Neuromarketing vem se juntar aos conhecimentos e estudos da Psicologia de Consumo, um campo da psicologia que se dedica a desvendar como o ser humano é afetado pelos diversos estímulos que as campanhas de marketing geram para causar impulsos de compra, mas que também podem causar stress de consumo.

Para compreender melhor como o Neuromarketing tem implicações importantes, vale a pena entender um pouco a estrutura do cérebro.

DEFINIÇÃO:

Vamos à definição do Neuromarketing:

“Neuromarketing é um novo campo de marketing que usa tecnologias médicas, como a ressonância magnética funcional (fMRI) para estudar as respostas do cérebro aos estímulos de marketing. Os pesquisadores usam o fMRI para medir mudanças na atividade em partes do cérebro e para aprender por que os consumidores tomam as decisões e qual parte do cérebro estão usando para fazê-lo.

Os analistas de marketing usam o neuromarketing para melhor medir a preferência de um consumidor, pois a resposta verbal dada à pergunta “você gosta desse produto?” nem sempre é a verdadeira resposta. Este conhecimento ajuda os profissionais de marketing a criar produtos e serviços projetados de forma mais eficaz e campanhas de marketing mais focadas na resposta do cérebro.

O Neuromarketing direciona o profissional de marketing ao que o consumidor reage, seja a cor da embalagem, o som que a caixa faz quando agitada, ou a idéia de que eles terão algo que seus co-consumidores não fazem.”

Roger Dooley, neurocientista americano, define Neuromarketing da seguinte forma:

“Neuromarketing é a aplicação da neurociência ao marketing. O neuromarketing inclui o uso direto de imagem cerebral, escaneamento ou outra tecnologia de medição de atividade cerebral para medir a resposta de um sujeito a produtos específicos, embalagens, publicidade ou outros elementos de marketing. Em alguns casos, as respostas cerebrais medidas por essas técnicas podem não ser conscientemente percebidas pelo sujeito; portanto, esses dados podem ser mais reveladores do que a auto-avaliação em pesquisas, em grupos focais e similares.

De forma mais geral, o neuromarketing também inclui o uso da pesquisa de neurociência no marketing. Por exemplo, usando fMRI ou outras técnicas, os pesquisadores podem achar que um estímulo particular causa uma resposta consistente no cérebro de indivíduos com teste e que esta resposta está correlacionada com um comportamento desejado (por exemplo, tentando algo novo). Uma campanha de marketing que especificamente incorpora esse estímulo que espera criar esse comportamento pode dizer incorporar neuromarketing, mesmo que nenhum teste físico de assuntos tenha sido feito para essa campanha.”

Dooley ainda complementa:

“Um dos desafios é que, em alguns aspectos, TODO o marketing é o neuromarketing, uma vez que as campanhas de marketing estão quase sempre tentando produzir algum tipo de atividade cerebral que levará ao comportamento desejado (por exemplo, comprar um produto). Essa não é uma maneira particularmente útil de olhar para o neuromarketing, no entanto, da mesma forma que dizer “tudo é química” (uma vez que todas as coisas vivas e não vivas são constituídas por moléculas) é verdade, mas não é útil. Portanto, excluímos os esforços de marketing que não incorporam especificamente a pesquisa de neurociência – seja através de novos testes ou usando os dados do trabalho passado.”

A partir deste entendimento, podemos aprender sobre reações e argumentos de vendas anteriormente testados e adaptar as estratégias e táticas de marketing para ter maior eficácia.

0
Dislike0
User badge image

Rodrigo Rodrigues

Neuromarketing é um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência. Em linhas gerais, prevê o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional do produto.

0
Dislike0
User badge image

Caiaque Aventura Oficial

Resposta: Neuromarketing é uma junção de duas palavras: neurologia e marketing. Ao criar o conceito o cientista Ale Smidts tinha como objetivo compreender qual a influência neurológica que determinadas ações de marketing têm no comportamento do consumidor, possibilitando o entendimento e a criação de campanhas mais efetivas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais