Buscar

Quais os campos de atuação do Fonoaudiólogo?

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz Henrique

Audiologia
O profissional da especialidade denominada Audiologia, atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proporcionando desde terapias até à adaptação de aparelhos auditivos, para aqueles que perderam parcialmente a audição.
Linguagem
Já nesta especialidade o profissional trabalhará com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação na esfera citada desde a infância à vida adulta.
Motricidade
Na área de atuação da Fonoaudiologia denominada Motricidade, o fonoaudiólogo trabalhará na habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.
Saúde Coletiva
O profissional de Fonoaudiologia também tem espaço na Saúde Coletiva, fazendo parte de grupos de estudos e reflexões sobre políticas públicas no sistema de saúde no Brasil. O profissional dessa área também pode atuar na atenção à saúde, sendo na promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
Voz
Nesta área, o fonoaudiólogo atuará na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, o canto, por exemplo. Também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais, na perícia vocal (fonoaudiologia forense), na assessoria, consultoria e condicionamento vocal.
Disfagia
Nesta área da Fonoaudiologia, o profissional poderá atuar na avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e/ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.
Fonoaudiologia Educacional
Na área da Fonoaudiologia Educacional, o profissional terá espaço para atuar na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.
Gerontologia
Nesta área, muitas vezes sendo parte de uma equipe multidisciplinar, o fonoaudiólogo atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.
Fonoaudiologia Neurofuncional
Nesta especialidade, o fonoaudiólogo realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
Fonoaudiologia do Trabalho
Nesta área, o profissional participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.
Neuropsicologia
Na área de Neuropsicologia, o fonoaudiólogo trabalha com intuito de preve
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Audiologia, Motricidade Orofacial ,Línguagem,voz, saúde coletiva, disfagia, fonoaudiologia educacional, Fonoaudiológia do trabalho, Fonoaudiológia neurofuncional.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais