Buscar

Pedagogia

A função de Coordenação Pedagógica é exercida nas unidades escolares com o objetivo de orientar o corpo docente nas ações pedagógicas visando ordenar a equipe multidisciplinar em prol de um objetivo comum que está descrito no Projeto Político Pedagógica da instituição de ensino. Enumere ações que a Coordenação Pedagógica deve realizar durante o ano letivo no intuito de exercer suas funções (como descrito acima) de forma eficaz e analise a relevância de cada ação. 

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Alexandre Samuel

O que constrói a singularidade de uma escola? Cada instituição de ensino tem uma formação única, um projeto político pedagógico específico, e diretrizes que são norteadoras pelos valores que cada instituição escolar visa perpetuar.

As particulares de cada escola se baseiam nos próprios atores da escola: os gestores, professores, auxiliares de apoio e também os alunos e seus pais. A qualidade das relações construídas na escola está diretamente ligada às características de cada uma dessas pessoas. Por isso, é necessário cuidado e boa condução nos processos de atendimento e comunicação interna e externa.

As relações pedagógicas criadas em um ambiente escolar são diversas, quais sejam: relação direção-professor, professor-professor, aluno-aluno, professor-aluno, direção-pais. Nesse contexto, cabe destacar a grande importância de um coordenador pedagógico. Neste post, vamos falar mais de sua função, acompanhe!

O Coordenador Pedagógico e as suas atribuições

O Coordenador Pedagógico alcança uma função de destaque no contexto escolar. Isso porque suas funções são de articulação, formação e de transformação. Esse profissional age como mediador entre o currículo e os professores, bem como entre pais de alunos e corpo docente.

Sua função mediadora o torna capaz de revelar os significados das propostas curriculares e articulá-las junto aos professores. Assim este profissional pode viabilizar este trabalho dos professores de acordo com as diretrizes pedagógicas e socioculturais da escola.

Ao mesmo tempo, um coordenador pedagógico deve desenvolver amplamente sua capacidade de comunicação. Visto que o principal elo entre escola e pais de alunos são os coordenadores. A comunicação é um aspecto chave para uma boa gestão escolar.

Como ajudar a fortalecer a parceria dos pais e a escola? Como ajudar os professores a melhorarem o aprendizado dos alunos? É um desafio e tanto, e dada a importância disso, abaixo damos algumas dicas interessantes, confira!

Como desenvolver a capacidade de comunicação?

Se uma das principais funções do coordenador é a comunicação, usar ferramentas adequadas para facilitar a troca de informações pode ajudar muito. Para comunicação interna, ferramentas como o Slack ou Skype podem ajudar.

No aplicativo da Escola em Movimento, a escola pode fazer tanto a comunicação interna como a comunicação com os pais.

Outra vantagem bem interessante é que, em alguns casos, as escolas não desejam que os professores falem diretamente com os pais. Assim, essas mensagens enviadas pelos professores podem passar por aprovação dos coordenadores. Assim a coordenação tem um controle maior de tudo que é comunicado e tudo que está sendo feito.

Para facilitar o trabalho, pode também criar um canal de atendimento “Fale com a Coordenação” para que os pais enviem dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. A abertura para o diálogo é essencial para que o trabalho da escola continue melhorando dia após dia.

No entanto, sabemos que a comunicação mais importante é feita pessoalmente. Com os pais e também os professores. É necessário um espírito de liderança, para conseguir articular os interesses, ponderar conflitos e buscar soluções em conjunto.

Antes de tudo, é bom ter um ouvido atento, e procurar entrar na perspectiva de quem nos fala, para que consigamos diagnósticos mais precisos sobre cada situação. Essa capacidade de compreensão ajuda e muito o trabalho!

Coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer

A atribuição articuladora de um Coordenador Pedagógico exige que esse profissional ofereça aos professores condições para que trabalhem, de maneira coletiva, as propostas curriculares. Além disso, a articulação deve possibilitar a interdisciplinaridade e a adaptação de qualquer conteúdo à grade curricular. Isso visando a conciliação e os melhores resultados para os alunos.

A comunicação, nesse sentido, é fundamental, tanto com professores, como com alunos e pais.

Como formador, esse profissional deve, mais uma vez, oferecer condições e viabilizar o trabalho dos professores no aprofundamento em sua área específica de trabalho. Esse compromisso de desenvolvimento dos professores deve levar em consideração todos os atores de uma escola.

Nota-se então a importância da comunicação entre pais e escola. Ter uma ferramenta de comunicação escolar, por exemplo, ajuda o coordenador a realizar melhor seu trabalho porque passa a acompanhar a interação entre pais e professores.

O aspecto transformador de sua atividade profissional deve ser cumprido, sempre proporcionando questionamentos, uma postura crítica e reflexiva de seu corpo docente e escolar como um todo.

Dessa forma, o Coordenador Pedagógico será responsável por recriar constantemente o ambiente escolar, sempre com o auxílio dos atores — pais, alunos, professores.

Um coordenador não pode, de jeito nenhum, ter dificuldades para se relacionar. Ele precisa saber lidar com as pessoas, gerir bem suas emoções, raciocinar e se expressar de forma clara, para que consiga influenciar positivamente o ambiente.

Como gerar mais benefícios para o ensino?

Um cargo tão amplo como o de um Coordenador Pedagógico proporciona, além de variadas e importantes funções, uma grande diversidade de benefícios ao ambiente escolar.

Manter-se sempre atualizado e antenado às demandas dos alunos é uma necessidade. Sugestões de professores e desejos dos pais serão também muito bem-vindas. O Coordenador Pedagógico precisa articular todos os saberes e anseios, potencializar projetos e agregar novidades, sendo capaz de transformar a escola em um ambiente harmônico e completo de produção e transformação.

O que motiva os melhores coordenadores e coordenadoras é que o resultado do trabalho realmente transforma vidas. Afinal, alunos que deixam de ser indisciplinados para se tornarem engajados e sedentos por aprendizado são uma recompensa e tanto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais