A maior rede de estudos do Brasil

A herança do pai de Clarice foi utilizada para constituir uma fundação ou associação? Qual a distinção entre uma e outra?

Jorge, empresário bem sucedido, possui dois filhos, Carlos e Clarice. Ocorre que Carlos, seu filho

mais atencioso, foi acometido por grave tumor no pulmão, o que o levou a óbito ainda adolescente.

Consumido pela tristeza e sem encontrar motivos para viver, Jorge adoeceu, e em seu leito de morte decidiu que preservaria a memória de seu filho de alguma forma. O empresário lavrou seu testamento, deixando metade de seus bens à sua filha Clarice, e a outra metade de seu patrimônio foi afetada em uma pessoa jurídica de direito privado voltada a ajudar pessoas em seus tratamentos contra o câncer, honrando assim a memória de Carlos.

Clarice, três anos após o óbito de seu pai, casa-se com Marcos e com ele constitui um empreendimento. O casal possui em seu nome uma empresa de turismo. Na década de 90, a empresa rendia à família cerca de 240 mil reais anualmente, porém, com o aumento da concorrência, os rendimentos caíram para um quarto do que se arrecadava no início. Clarice, exímia empreendedora, resolve apostar então no ramo de imóveis. Através de sua empresa de turismo, apresenta casas, terrenos e apartamentos a possíveis compradores que visitam sua agência à procura de pacotes de viagem. A mulher, que além do dinheiro, herdou também a astúcia de seu pai, conseguiu duplicar a renda que lucrava com o turismo através de suas vendas. Você, estudante de Direito do segundo período, decidido a não custear festa de formatura, procurou a agência de turismo de Marcos e Clarice para adquirir com eles pacote de viagem para celebrar no exterior sua conquista do ensino superior. Lá, Clarice te oferece, além do pacote, um imóvel, para que você monte seu primeiro escritório. Notando que há algo ilegal no empreendimento, você decide alerta-los.

Direito Civil I

ESTÁCIO


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida!