Buscar

Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, foi fundada em Salvador a primeira faculdade d

“Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, foi fundada em Salvador a primeira faculdade de medicina do país, fazendo com que nas décadas seguintes aumentasse o número de profissionais licenciados na área da saúde.”

Fonte: MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., São Paulo, v.17, supl. 3, p. 04-06, 2002.

Considerando essas informações e o conteúdo prévio estudado sobre a história das politicas públicas de saúde no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) Embora o número de médicos tenha aumentado após a chegada da família real, o acesso a saúde continuou restrito a quem tinha condições financeiras para pagar.

II. ( ) Uma das medidas mais notáveis dessa época foi a criação de ambulatórios em parceria com a faculdade de medicina, para a promoção e o tratamento da saúde mental da população.

III. ( ) O governo imperialista dessa época entendia e definia a saúde como a ausência de doença, a criação da faculdade de medicina visava combater, sobretudo, esse pensamento.

IV. ( ) Preocupados com a saúde da população mais carente, o império criou um programa de parceria com as igrejas, construindo hospitais de caridade por todo o país, nos quais os recém licenciados deveriam atuar.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 35 Respostas

User badge image

Egberto Palheta

V,F,V,F
12
Dislike0
User badge image

Gracy Veras

v f v f
5
Dislike0
User badge image

Izabelly Marques

V,F,V,F
5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais