Buscar

Gestão de Projetos Página inicial Questão Discursiva

Gestão de Projetos

  1. Página inicial
  2. Questão Discursiva

Questão Discursiva

Uma empresa paranaense, fabricante de implementos agrícolas, apresentava um desafio em seu negócio: o seu principal produto estava com lead time muito elevado. O termo em inglês pode ser traduzido como o intervalo de tempo desde a entrada da matéria-prima para a produção até a sua saída como produto final (LAMBERT; STOCK; ELLRAM, 1998). Uma adequada gestão do lead time é decisiva para o resultado de uma indústria. Essa gestão, normalmente realizada pela área de Planejamento e Controle de Produção (PCP), deve ter como objetivo a máxima redução do tempo de produção, pois assim, menos capital de giro será exigido para os negócios e menor a necessidade de ir ao mercado financeiro buscar empréstimo para esse capital.     

Entre os equipamentos agrícolas produzidos pela empresa, havia um especial, de grande porte e que, por tanto necessitava de 35 dias para ser produzido, com um preço final de US$ 250 mil dólares, com sua produção realizada somente sob demanda, ou seja, primeiro vendia-se o produto para depois produzí-lo, utilizando o sistema just in time, que representava “nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata”.

Nessa empresa, 80% das vendas eram realizadas por meio de uma linha de crédito específica do governo federal. Os produtoresaproveitavam essa linha de crédito pelo alto custo da máquina e pelos baixos juros aplicados. Entretanto, o processo para realizar o financiamento era extremamente lento, burocrático e dependente de bancos de fomento, o que significava, em média, mais de 110 dias para o dinheiro entrar no caixa da empresa a partir da máquina pronta. Ou seja, o lead time total desde a venda até a efetiva entrada da receita, era de longos 145 dias.

Surgiu então um projeto para criação de um banco próprio, conhecido como “Banco da Montadora”. O projeto nasceu com o objetivo claro e mensurável: eduzir o tempo de financiamento para, no máximo, 40 dias. Isso encurtaria o lead time total para ‘apenas” 75 dias. Foi contratado um consultor especializado, que havia criado um banco para uma garnde empresa multinacional de tratores.

Para a empresa, o projeto representava um grande desafio, pois uma operação bancária com pessoas, processos e tecnologia teria de ser criada do zero. Nesse cenário, o diretor financeiro, acertadamente, buscou o apoio de uma consultoria de gestão de projetos, pois havia rumores de que a linha de crédito do goveno seria suspensa. Além das trataivas de riscos, foi estabelecido um plano de projeto para cinco anos, com cronograma faseado, pontos de decisão claros para novas fases e todas as boas práticas recomendadas. Uma reunião foi realizada com a diretoria e sócios e destacou-se a boa condução dos trabalhos do projeto.

Entretanto após oito meses de projeto e trabalho, um fato novo para o acionista majoritário foi definitivo. O seu patrimônio pessoal teria de ser envolvido como garantia nas operações de crédito. Resultado: o projeto foi imediatamente suspenso e desmobilizado.

Fonte: Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos. Aramando Terribili Filho e Anderson Godzikowski. Editora M. Books Brasil, 2015, página149.

 

O que deu errado no projeto no que tange a análise de riscos?

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Santos

não houve a correta analise dos riscos, sabendo-se que a empresa estava com baixo capital de giro devido a precisar primeiro pagar os fornecedores e produzir a máquina para depois receber. Era primordial que se tivesse feito uma negociação com os fornecedores para pagar a matéria prima parceladamente e assim aumentar o capital. também houve falha do Planejamento e controle de produção, que deveriam ter encontrado uma forma de diminuir esse prazo tão longo para a produção desse equipamento

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais