Buscar

Preciso de ajuda para fazer o MAPA conceito de administração e ética empresarial?

Caro(a) Aluno(a), hoje é o seu primeiro dia atuando como consultor de empresas e, o seu primeiro trabalho é avaliar as habilidades de gerenciais do sr. Amadeu, gerente de uma pequena confecção.

Para realizar esta atividade, é importante que você leia o estudo de caso a seguir. Nele estão todas as respostas do sr. Amadeu e, ao final, será solicitado que você responda três questões. Lembre-se, o estudo de caso apresenta todas as informações necessárias para que você, utilizando o livro da disciplina como material de apoio, possa cumprir esta atividade. Vamos lá consultor(a), bom trabalho! Amadeu, gerente geral de uma confecção, é o responsável por uma equipe de 20 funcionários. Em suas atividades diárias, Amadeu deve estabelecer políticas comerciais para o setor de vendas, também realiza pesquisas de mercado para analisar tendências, principalmente as relacionadas com os fatores econômico-financeiros. Toda semana, pelo menos uma vez promove, junto com seus funcionários reuniões para planejar os trabalhos semanais. Junto com a diretoria define os orçamentos para os setores. Em uma conversa com Amadeu, você realizou uma breve pesquisa na tentativa de identificar qual (is) habilidade (s) presentes em seu desempenho e procurou elaborar um feedback a respeito da necessidade de melhoraria em alguns itens. Você percebeu que Amadeu tem os conhecimentos técnicos necessários para a realização das suas tarefas diárias, o que é muito bom, no entanto, falta à ele, compreender alguns dos métodos e técnicas necessários para a realização dessas tarefas técnicas. Agora, o que chamou a atenção foi o fato do gerente não ter conhecimento a respeito do funcionamento dos equipamentos necessários para a realização dessas tarefas técnicas. De qualquer forma, quando um funcionário falta ao trabalho Amadeu se considera capaz de assumir a realização das tarefas que fazem parte do dia a dia da empresa. Você também fez algumas perguntas muito interessantes a respeito do contexto da organização junto ao ambiente organizacional externo. As respostas de Amadeu mostraram que ele tem pouca compreensão da complexidade da gestão organizacional, mas sabe lidar com sua complexidade e, apesar de realizar planejamentos semanais, ele deixa de formular estratégias diárias, mensais ou anuais para auxiliar na gestão da organização. De qualquer forma Amadeu se considera criativo para solucionar os problemas da organização apesar de demonstrar algum raciocínio abstrato para auxiliar na resolução de problemas da organização. Mas, o que chama atenção é, que Amadeu tem conhecimento e entendimento do contexto geral da organização. 1) De acordo com o feedback de Amadeu, aponte quais são as duas habilidades que estão sendo discutidas no texto. Dessas habilidades no entrevistado, qual você considera mais importante? Justifique a sua resposta. 2) Apresente uma situação/problema ao qual o gestor consiga solucionar dentro da empresa, de acordo com sua resposta na questão 1. 3) Elabore um parecer final sobre Amadeu para ser entregue ao dono da empresa.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais