Buscar

Dúvida de Direito Administrativo

Maria possui um terreno vazio de 5.000 m² no centro de determinado município. Esse imóvel não vem sendo utilizado de acordo com a política urbanística da cidade, prevista no plano diretor. O prefeito pretende conferir a esse terreno uma finalidade de interesse social e econômico, de acordo com o plano diretor do município, mas não tem recursos para promover a imediata desapropriação. A propósito dessa situação hipotética, redija um texto que explicite, de forma fundamentada, com base na Constituição Federal, quais providências necessárias e cabíveis podem ser tomadas pelo prefeito.

💡 1 Resposta

User badge image

Carolina Barreto

O Prefeito poderá se utilizar da desapropriação direta proveniente do descumprimento da função social do imóvel que está previsto na Constituição Federal, no art. 182, §4°. Assim, inicialmente, vai ser comunicado ao dono do imóvel a necessidade da propriedade urbana cumprir com sua função social, de acordo com o plano direito do município. Em caso de omissão, será aumentado o IPTU de forma progressiva pelo período máximo de 5 anos e por fim, será possível a desapropriação que terá como pagamento títulos da divida pública com prazo de resgate de até dez anos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais