Buscar

Atividade3 - Mecanismos deagressão e defesa

O sarampo foi considerado por várias décadas uma das maiores causas de mortes infantis no Brasil. Em 1968, a doença passou a ser considerada de notificação compulsória após serem registrados 129.942 casos. Contudo, após esforços nos três níveis de atenção à saúde, esse quadro foi revertido (BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ, 2014).

Em notícia publicada em 2014 no Instituto de Tecnologia de Bio-Manguinhos, o consultor científico na época, Reinaldo Menezes, explicou que o sarampo é uma doença infectocontagiosa aguda e transmissível por via respiratória, com alta carga de contágio para quem ainda não teve a enfermidade ou não foi vacinado. Menezes ressaltou ainda que o diagnóstico, feito por exames clínicos e laboratoriais, é necessário para a pesquisa dos casos: “Faz-se um exame sorológico, que indica que a pessoa adquiriu sarampo há pouco tempo. Como não há tratamento, apenas medicações paliativas, a vacinação é fundamental”, destacou o consultor.

Já em 2019, Mariana Alvim, em matéria publicada na BBC News Brasil de São Paulo, comentou que “o mundo está vivendo um surto preocupante de sarampo, e o Brasil faz parte do grupo dos 10 países que são os maiores responsáveis por essa guinada de 2017 para 2018”. Nesse texto, chama a atenção o fato de que, se por um lado há o acréscimo do número de casos de sarampo no Brasil, por outro, o número da cobertura vacinal no país reduziu. Com base em dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde 2015 o percentual da população imunizada com a tríplice viral (para prevenir o sarampo, a caxumba e a rubéola) caiu significativamente. O percentual dos brasileiros vacinados com ela, assim, reduziu de 96% em 2015 para 85,2% em 2017.

Com base no texto acima, crie um texto dissertativo explicando a importância do PNI para a população, bem como o tipo de imunização que ocorre com o uso de uma vacina no organismo. Considere, aqui, as seguintes questões: trata-se de reposta imune inata ou adaptativa? Humoral ou celular? Ativa ou passiva? Por fim, explique qual o tipo de vacina utilizada contra o sarampo.


💡 1 Resposta

User badge image

Henry Gabriel

As  vacinas  são  responsáveis  por  estimular  o  corpo  a  produzir  respostas  imunológicas  a  determinadas  doenças,  entre  elas  o  sarampo.  No  Brasil,  o  Programa  Nacional  de  Imunização  garante  que  todo  cidadão  tenha  acesso  às  vacinas,  sendo  o  responsável  pela  imunização  em  massa  da  população.

Classificada  como  uma  doença  grave,  o  sarampo  gera  algumas  complicações,  tais  como:  a  pneumonia,  otite  e  encefalite  como  as  principais;  além  de  aumentar  o  risco  de  desnutrição.  

O  sarampo  pode  ser  transmitido  antes  mesmo  de  os  sintomas  aparecerem.

O  vírus  é  propagado  por  contato  direto  ou  pelas  vias  aéreas  e  provoca  a  supressão  da  resposta  imune  adaptativa,  aumentando  a  incidência  de  infecções  oportunistas.  

Para  obter  a  imunidade  adaptativa  tendo  em  vista  que  é  preciso  ter  contato  com  o  vírus  para  obter  a  resposta  imune  desse  patógeno,  se  faz  o  uso  das  vacinas  que  previnem  o  sarampo  que  são:  a  Tríplice  viral  (protege  contra  o  sarampo,  caxumba  e  rubéola)  e  a  Tetra  viral  (protege  contra  o  sarampo,  caxumba,  rubéola  e  catapora),  vacinas  nos  quais  são  utilizados  agentes  vivos  do  patógeno  em  uma  forma  enfraquecida,  o  microrganismo  mantem  sua  capacidade  de  replicação,  diminuindo   a  infecção  natural  produzindo  uma  resposta  humoral  e  celular.

Com  o  uso  dessa  substância  estimulamos  o  sistema  imune  a  produzir  o  anticorpo  necessário  para  combater  a  doença,  assim  formamos  a  memória  imunológica.  Devemos  ressaltar  que  mesmo  com  a  vacinação  podemos  sim  desenvolver  alguns  sintomas  da  doença,  mas  de  forma  muito  mais  branda.  Por  isso  é  tão  importante  o  Programa     Nacional  de  Imunização.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais