Buscar

BIOMEDICINA PROCESSOS MOLECULARES E GENETICOS

As mutações conferem às espécies a possibilidade de evoluir e impor variabilidade à espécie, permitindo que as populações se adaptem melhor ao meio ambiente. Contudo, essas mutações não podem ocorrer a todo momento; é preciso que ocorra uma estabilidade. Tal estabilidade é alcançada devido aos acurados processos de replicação e aos mecanismos de reparo de DNA, que possibilitam que alterações na molécula sejam imediatamente corrigidos. 

 

Sobre os mecanismos de reparo, é correto afirmar que:

()Quando ocorre erro de bases mal pareadas, o reparo é direcionado exclusivamente para a fita recém-sintetizada, que recebe marcação com uma pentose fluorescente.

()O processo de reparo por recombinação visa unir pedaços que tenham sido separados por desligamento enzimático aleatório e é necessária a ação da DNA ligase.

()As purinas são reparadas pelo processo de fotorreação, pois se alteram pela exposição à luz ultravioleta presente no sol e em lâmpadas artificiais

().A ocorrência de quebras da dupla fita de DNA só acontece em mamíferos inferiores e menos desenvolvidos, e o seu reparo é rudimentar com a união aleatória das fitas.

()O reparo por excisão de base realiza o reparo retirando, por clivagem, a base nitrogenada defeituosa e, em seguida, há o preenchimento com a base de pareamento correto.

💡 5 Respostas

User badge image

Amanda Pereira

O reparo por excisão de base realiza o reparo retirando, por clivagem, a base nitrogenada defeituosa e, em seguida, há o preenchimento com a base de pareamento correto.
3
Dislike0
User badge image

Kethle Traczynski

Correta: o reparo por excisão de base realiza o reparo retirando por clivagem a base nitrogenada defeituosa e em seguida ha o preenchimento com a base de parlamento correto
3
Dislike0
User badge image

Daiane P S

O reparo por excisão de base realiza o reparo retirando, por clivagem, a base nitrogenada defeituosa e, em seguida, há o preenchimento com a base de pareamento correto.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais