Buscar

Quais os parâmetros técnicos da tomografia?

💡 1 Resposta

User badge image

Satelite Terra


Um parâmetro importante relacionado à qualidade da imagem é o campo de visão (FOV), que corresponde ao valor do diâmetro máximo na imagem reconstruída, valor este compreendido dentro do intervalo de 12 cm a 50 cm.

A escolha do melhor FOV está relacionada a melhor qualidade de resolução da imagem. Quanto menor o FOV, menor a dimensão dos pixels, melhor a resolução da imagem. Lembrando que um campo de visão muito minimizado pode excluir sinais evidentes de doença na região analisada. Deve haver critério na escolha.

Exemplos de FOV:

Crânio: 24 cm

Tórax: 35 cm (paciente normal)

42 cm (paciente acima do peso)

A reconstrução das imagens é feita por meio de algoritmos, que correspondem a recursos matemáticos realizados por programas computacionais específicos. Para cada indicação médica e área a ser analisada há um algoritmo apropriado.

Os dados para a reconstrução das imagens são obtidos da seguinte forma:

• Os detectores medem a quantidade de raios X que foi capaz de atravessar o paciente: a quantidade de radiação absorvida depende da estrutura avaliada, ou seja, da sua densidade (coeficiente de atenuação - µ).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais