Buscar

1) João Cabral, presidente do INSS (autarquia federal), contratou 5 amigos próximos como servidores públicos estáveis sem a

1)   João Cabral, presidente do INSS (autarquia federal), contratou 5 amigos próximos como servidores públicos estáveis sem a realização de concurso público para receberem por mês R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Ainda, combinou com os servidores que durante o período que ocupassem os cargos, que foi durante 12 meses, deveriam pagar uma comissão mensal de 10% de cada umas das remunerações. Ocorre que após denúncia anônima houve uma investigação para apurar os fatos tendo João alegado que i) houve apenas irregularidade administrativa, sem configuração de ato de improbidade; ii) que não houve prejuízo ao erário ou enriquecimento ilícito porque os servidores exerceram sua função e iii) que não há nenhuma lei que expressamente afirma que não realizar concurso público é ato de improbidade. 

  

Com base no caso narrado e na legislação vigente, responda de forma justificada os itens a seguir. 

  

a)   É procedente a alegação de que não houve ato de improbidade, mas apenas infração administrativa? Quais infrações à luz da Lei 8429/1992 podem ser configuradas? Indique o dispositivo legal e seus fundamentos. (1,0 ponto) 

  

b)   É preciso sempre a ocorrência de dano ao erário ou enriquecimento ilícito para ocorrência de ato de improbidade? Justifique. (0,5 pontos) 

  

c)   Aponte a ação cabível, o sujeito passivo e o legitimado ativo para ajuizar a ação em face de João Cabral? (0,5 pontos) 

  

d)   Redija os pedidos, inclusive cautelares, que devem ser feitos em face de João Cabral. Em caso pedido de ressarcimento estime o valor total. (2,0 pontos) 

 

 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais