Buscar

1. Elabore um quadro, comparando a ética epicurista com a estóica Ética epicurista /Ética estóica Pontos de discordância Propostas coincidentes

fale sobre os pontos de discordâncias e as propostas coincidentes entre os 2

💡 3 Respostas

User badge image

marcio silva

Na ética epicurista a finalidade da vida é o prazer supremo, ou seja evitar o sofrimento a todo custo, e buscar a satisfação dos desejos, mas a busca pelo prazer não banal, ou imediatista, mas passa pelo crivo da razão e da sabedoria. Toda a filosofia epicurista está embasada no fato de que, é preciso dominar o prazer, e não por ele ser dominado, lembrando que o objetivo é evitar a dor, e a escravidão ao prazer gera dor.

Na ética estoicista preza-se o rigor moral, a virtude espiritual. enfatiza a paz de espírito e considera a autossuficiência seu maior objetivo, está fundamentada na filosofia platônica, que diz que a verdade está no mundo das ideias em detrimento ao mundo sensível.

Quando observamos essas duas correntes filosóficas, fica claro que elas se diferem em alguns aspectos. O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.

Para os epicuristas, diferente dos estoicos, os homens eram movidos por interesses individuais e o dever de cada um estava em buscar nos prazeres refinados, a felicidade que preencherão a vida na terra.

Para os estoicos, a alma deveria ser cultivada, enquanto os epicuristas não acreditavam na reencarnação. Por fim, para os estoicos a virtude representava o único bem do homem, o mais importante, enquanto o epicurismo estava apoiado nos prazeres.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais