Buscar

Questões 2 História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I

1-A vida pública de Roma acontecia majoritariamente no Forum Romanum, situado ao pé do Monte Capitólio. Com o crescimento da cidade, o espaço foi ficando pequeno e, a partir do século I a.C., novos fóruns foram sendo sucessivamente construídos, contíguos ao original. Sobre o Forum Romanum, analise as sentenças a seguir:

I- Trajano construiu, na entrada do fórum, a grande Esfinge, uma estátua de pedra calcária, esculpida in loco, que representava uma criatura mítica com corpo de leão e uma cabeça humana.

II- Júlio César adicionou um fórum que continha um templo e escritórios.

III- Augusto adicionou um fórum paralelo ao de César, com mastabas e tumbas.

IV- Vespasiano edificou um fórum ao redor de uma biblioteca.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e II estão corretas.

b) As sentenças II e IV estão corretas.

c) As sentenças III e IV estão corretas.

d) As sentenças I, II e III estão corretas.



2-Diferente da maioria dos templos, este possui seu espaço principal definido por um cilindro, coberto por uma cúpula de concreto que vence um vão de aproximadamente 44 metros de diâmetro, sem qualquer tipo de suporte vertical intermediário. Na parte superior da cúpula, uma abertura circular (óculo) de cerca de 8 metros de diâmetro propicia iluminação e ventilação natural. Considerando a descrição da edificação, assinale a alternativa CORRETA:

a) Panteão.

b) Partenon.

c) Coliseu.

d) Basílica de Constantino.




3-Nem todas as cidades gregas foram construídas gradualmente, como ocorreu em Atenas. Algumas cidades, destruídas pela guerra, foram totalmente reconstruídas, de acordo com novos princípios regulares de planejamento urbano. Sobre essas cidades, analise as sentenças a seguir:

I- A regularização das cidades em malhas viárias ocorreu principalmente entre os séculos V e IV a.C., quando muitas delas foram planejadas, com grelhas e espaços abertos, por Hipódamo de Mileto.

II- Nessas cidades, Hipódamo de Mileto articulou elementos comerciais, religiosos e sociais, com quadras regulares habitacionais.

III- Hipódamo de Mileto passou a ser considerado, por muitos, como o pai do planejamento urbano.

IV- Nesse período, as cidades gregas foram dotadas de elementos de infraestrutura urbana para o seu funcionamento (aquedutos, estradas, pontes).

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças III e IV estão corretas.

b) As sentenças I e IV estão corretas.

c) As sentenças II e IV estão corretas.

d) As sentenças I, II e III estão corretas.




4-Os etruscos migraram para a Península Itálica, a partir da Ásia Menor, por volta de 1200 a.C. Foram uma civilização que exerceu forte influência na formação e no desenvolvimento da civilização romana. São atribuídas aos etruscos as regras para a planificação das cidades, que os romanos vieram posteriormente a utilizar. Sobre as cidades etruscas, analise as sentenças a seguir:

I- As cidades possuíam planta em grelha, com as principais ruas perpendiculares umas às outras, cruzando-se na região central.

II- A arquitetura das cidades tomou emprestadas algumas características das ordens arquitetônicas e da forma dos templos gregos.

III- A organização da cidade dava-se a partir da localização da tumba do faraó.

IV- A economia das cidades etruscas girava em torno da criação de animais e da exportação de artesanato.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e III estão corretas.

b) As sentenças I, II e IV estão corretas.

c) As sentenças III e IV estão corretas.

d) As sentenças I, II e III estão corretas.



5-As colunas são elementos estruturais e compositivos de grande importância tanto para os gregos e romanos, quanto para seus precursores. O vocabulário relacionado ao elemento coluna dá nome as suas diferentes partes. Como é conhecida a extremidade superior de uma coluna ou pilar, que faz a transição entre a cobertura do edifício e o corpo da coluna?

a) Entablamento.

b) Tríglifo.

c) Fuste.

d) Capitel.



6-Os etruscos foram uma civilização que habitou a Etrúria, na Península Itálica, ao sul do rio Arno e ao norte do Tibre, mais ou menos na área correspondente à atual Toscana, com partes do Lácio, Campânia e Úmbria. Sobre os assentamentos etruscos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os assentamentos etruscos eram dispersos pelo território, organizados em cidades-estado independentes, um sistema parecido com aquele utilizado pela Mesopotâmia e pela Grécia.

( ) A economia das cidades etruscas girava em torno da criação de animais e da exportação de artesanato, já que os etruscos possuíam técnicas bastante avançadas nesses campos.

( ) As cidades etruscas, muitas vezes, apresentavam planta em grelha, ou seja, com ruas perpendiculares umas às outras. Acredita-se que os etruscos tenham sido influenciados pelos gregos neste quesito, já que mantinham relações comerciais com eles e, portanto, entraram em contato com as cidades gregas.

( ) Assim que Roma foi fundada, todas as cidades-estado etruscas rapidamente desapareceram sem deixar vestígios. O modo de organizar as cidades dos etruscos pouco ou nada influenciou os romanos. Apenas sua arte e sua arquitetura foram utilizadas como referência pelos romanos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - F - V.

b) V - V - V - F.

c) V - F - V - F.

d) F - V - F - V.





7-A história da Grécia e de sua arquitetura pode ser dividida em três períodos principais: o Período Arcaico, que ocorreu aproximadamente entre 800 a 479 a.C.; o Período Clássico, entre 479 e 338 a.C.; e o Período Helenístico, entre 338 e 146 a.C. Sobre esses períodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Durante o Período Arcaico, os persas atacaram e destruíram toda a região ao redor da cidade de Atenas.

( ) No Período Clássico, um período pacífico, uma grande quantidade de dinheiro foi gasta na reconstrução da Acrópole ateniense.

( ) O Período Clássico presenciou a glória da arquitetura grega, principalmente na cidade de Atenas e de sua Acrópole.

( ) No Período Helenístico, os gregos desenvolveram sua linguagem escrita, através de um sistema de símbolos, chamados hieróglifos. Os hieróglifos enfeitavam túmulos, lápides e paredes de palácios.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - V - V.

b) F - V - F - V.

c) V - F - V - F.

d) V - V - V - F.





8-O Partenon é um templo dórico, não apenas a obra mais famosa da Grécia, mas talvez seja o mais influente edifício de todos os tempos, considerado por muitos como tendo beleza atemporal. Sobre o Partenon, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Em frente ao templo, Ictinos e Calícrates ordenaram edificar a grande Esfinge, que representa uma criatura mítica com corpo de leão e uma cabeça humana.

( ) Seu interior abrigava a estátua da deusa protetora Hatshepsut.

( ) Esculturas adornavam o Partenon por dentro e por fora. Os dois frontões continham estátuas representando, no Leste, o nascimento de Atena e, no Oeste, a batalha entre Atena e Poseidon.

( ) O legado desta edificação foi grande, sendo que inúmeras representações exatas desse templo foram construídas em diferentes partes do mundo, influenciando arquitetos de diferentes nacionalidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - F.

b) F - V - F - V.

c) F - F - V - V.

d) V - V - V - F.




9-O Partenon foi construído em 436 a.C., na Acrópole de Atenas, em homenagem à deusa Atenas (protetora da cidade), por iniciativa de Péricles, seu governante, e projetado pelos arquitetos Calícrates e Ictinos. Sobre o Partenon, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O Partenon era o portal de entrada para a Ágora grega, e criava uma transição entre o mundo profano e o sagrado.

( ) Nele funcionava o centro cívico e comercial da cidade de Atenas.

( ) Sua cela estava dividida em duas câmaras, sendo que a maior delas abrigava a estátua de Atenas.

( ) Para os gregos, o Partenon era não apenas a representação de um ideal de beleza, mas também um símbolo de todos os valores essenciais que os mantinham unidos como civilização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - F - V.

b) F - F - V - V.

c) V - F - V - F.

d) V - V - V - F.





10-Os romanos foram exímios construtores de cidades. Estas eram grandes e populosas e, por isso, os romanos desenvolveram técnicas surpreendentes em termos de infraestrutura urbana. Sobre as cidades romanas e sua infraestrutura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A infraestrutura urbana oferecida pelas cidades romanas foi insuperável durante séculos após a queda do Império Romano. Ela incluía aquedutos, esgoto, aquecimento de água, entre outras tecnologias bastante avançadas para a época.

( ) O planejamento urbano utilizado pelos gregos e pelos romanos eram muito parecido. Atenas e Roma, as principais cidades de ambas civilizações, bem como suas sedes políticas, cresceram sem planejamento, enquanto as colônias eram geralmente estabelecidas a partir de uma planta ortogonal.

( ) As cidades romanas não apresentavam um sistema de desenho urbano em comum: cada nova cidade era pensada a partir do ambiente natural onde seria implantada, com as ruas sempre se adaptando à topografia para que a natureza permanecesse o mais intacta possível.

( ) As habitações eram acumuladas em becos tortuosos de modo orgânico e sem planejamento, ao contrário do restante da cidade. Elas eram normalmente afastadas de qualquer equipamento de uso público, já que as cidades eram rigidamente divididas em setores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.

b) V - F - F - V.

c) V - V - V - F.

d) F - V - F - V.















💡 6 Respostas

User badge image

Kelly Meirinho

3- d) As sentenças I, II e III estão corretas.

2- a) Panteão.

1
Dislike0
User badge image

Kelly Meirinho

6- c) V - F - V - F.

7- d) V - V - V - F.



1
Dislike0
User badge image

Kelly Meirinho

10 - c) V - V - V - F.

1- b) As sentenças II e IV estão corretas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais