Buscar

QUESTÕES 4- História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I

1-Os valores arquitetônicos desenvolvidos na Grécia Antiga foram tão importantes e determinantes para a cultura ocidental que até hoje, cerca de 25 séculos depois do seu apogeu, continuam influenciando o desenvolvimento da arquitetura atual, sendo considerados sinônimos de humanismo, harmonia e equilíbrio. Com relação à arquitetura grega, analise as sentenças a seguir:


I- O templo é o tipo de construção mais importante da arquitetura grega.

II- O material construtivo mais representativo é a pedra.

III- O mais famoso dos templos gregos é o Coliseu.

IV- O Coliseu é um templo vinculado à ordem dórica.


Assinale a alternativa CORRETA:

As sentenças I, II e III estão corretas.

As sentenças III e IV estão corretas.

As sentenças I e II estão corretas.

As sentenças II, III e IV estão corretas.





2-O uso de um determinado material construtivo permitiu aos romanos que construíssem cada vez mais e com mais qualidade, configurando amplos espaços internos e com grandes vãos (distanciamento entre suportes verticais). Quais elementos arquitetônicos permitiram a configuração de grandes coberturas?


Teatros, templos e basílicas.

Cúpulas, abóbadas e arcos.

Aquedutos, anfiteatros e teatros.

Cúpulas, abóbadas e aquedutos.



3-O desenho desta edificação desenvolvia-se a partir do princípio da simetria, com os principais ambientes dispostos ao longo de um eixo ordenador central. Estes ambientes, configurados para o asseio do corpo e da mente, funcionavam como um verdadeiro clube, como uma espécie de spa urbano. Incluíam áreas para a prática de exercícios, cobertas e descobertas, além de áreas para descanso e leitura. Abóbadas foram utilizadas para cobrir amplas áreas sem qualquer tipo de apoios intermediários. Essas características pertencem a qual tipo de edificação?


Arena.

Basílica.

Terma.

Teatro.



4-Em 64-68 d.C., o imperador Nero construiu um palácio extravagante no centro de Roma. Depois de sua morte, seu sucessor, Vespasiano, construiu um anfiteatro onde se encontrava um lago dentro do palácio de Nero. A construção começou por volta de 70 d.C. e foi concluída por volta de 82 d.C. sob o reinado do filho de Vespasiano, Tito. A estrutura é composta de três níveis de arcadas alternando as colunas dóricas, jônicas e coríntias. Ele forma uma elipse, medindo aproximadamente 190 metros de comprimento por 155 metros de largura, e tem cerca de 50 metros de altura. Os assentos escalonados podiam acomodar cerca de 50.000 espectadores que rodeavam a arena oval que compunha o palco de combate. Neste palco, gladiadores, normalmente escravos, criminosos, prisioneiros, ou outros indivíduos que perderam os seus direitos como cidadãos, lutavam até a morte. O termo "arena" vem da palavra latina para areia, que era espalhada no palco para absorver o sangue dos lutadores. Sob o palco encontrava-se um complexo extenso que incluia túneis e jaulas de animais. Tampas de alçapões no palco eram utilizadas para somar surpresa ao espetáculo. Esta edificação permaneceu como um centro de entretenimento romano por quase 500 anos. Estas características pertencem a qual edificação?


FONTE: Disponível em: <https://www.wdl.org/pt/item(...)>. Acesso em: 4 abr. 2018.

Teatro de Marcelo.

Basílica de Constantino.

Coliseu.

Panteão Romano.




5-Ilha de Creta, Palácio de Cnossos, Rei Minos e lenda do Minotauro são exemplos da produção cultural de uma importante civilização do passado, considerada uma das primeiras grandes civilizações do mundo ocidental e determinante para a ascensão dos valores da Grécia Continental. Qual é o nome desta civilização?


Persa.

Romana.

Micênica.

Minoica.



6-Cidades de Mohenjo-Daro e Harappa, Grande Stupa de Sanchi e Templo de Keshava, em Somnathpur, são exemplos da produção material desta importante civilização, em que edificações relacionadas ao hinduísmo e ao budismo são bastante representativas em sua área de abrangência. Qual é o nome desta civilização?


Índia Antiga.

Pérsia.

China Antiga.

Japão Antigo.



7-Considere o texto a seguir, referente às características básicas de uma mesquita:


As mesquitas, de um modo geral, tinham sua forma baseada na tipologia tradicional de habitação árabe, com um átrio coberto suportado por troncos de palmeira. A mesquita é composta por uma sala de colunas (haram) cuja parede ao fundo (qibla) está voltada para Meca. A mesma parede possui um nicho (mihrab) coroado por um arco e ladeado por colunas, local destinado ao recitador de orações. As colunas ou pilares do haram são unidos por arcadas paralelas e/ou perpendiculares à qibla. Em frente ao haram normalmente há um pátio circundado por pórticos de colunas, com uma fonte para abluções e uma torre (minarete) ((KIELWAGEN, 2018).


No que se refere às arcadas do haram, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o arco representativo da arquitetura islâmica:


FONTE: KIELWAGEN, C. W. História e teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo I. Indaial: UNIASSELVI, 2018.

Arco em ferradura.

Arco abatido.

Arco de volta perfeita.

Arco elíptico.




8-A imagem a seguir é da cúpula em frente a mihrab, na Grande Mesquita de Córdoba (Espanha), evidenciando as quatro características básicas da composição arquitetônica vinculada a esta religião. Quais são estes quatro elementos de composição arquitetônica que estão presentes nesta imagem?


FONTE DA IMAGEM: Disponível em:

<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7b/Cordoba%2C_la_Mezquita_-_C%C3%BApula_de_la_Maqsura_02.jpg/1280px-Cordoba%2C_la_Mezquita_-_C%C3%BApula_de_la_Maqsura_02.jpg>. Acesso em: 22 mar. 2018.

a) Representação humana, representação de animais, repetição de elementos arquitetônicos e caligrafia japonesa.

b) Motivos orgânicos, representação humana, repetição de números e caligrafia japonesa.

c) Motivos orgânicos, motivos geométricos, repetição de elementos arquitetônicos e caligrafia islâmica.

d) Representação humana, motivos geométricos, repetição de números e caligrafia islâmica.




9-Cidade Proibida, Pavilhão da Harmonia Suprema, Grande Muralha, Pagode do Monastério de Fogong (em Shanxi), Jardins de Suzhou (em Jiangsu) e cidades de Chang'an e Beijing são exemplos da produção material desta importante civilização, destacando-se na elaboração de edificações de caráter governamental e religioso, além de avançar na planificação de cidades e no paisagismo. Qual é o nome desta civilização?


Indiana.

Hinduísta.

Japonesa.

Chinesa.



10-Os estudiosos consideram que o desenvolvimento de grandes civilizações da Antiguidade somente foi possível graças à presença de água como elemento garantidor da vida, principalmente naquelas que se desenvolveram em condições climáticas adversas, ou seja, a água foi determinante para o florescimento destas civilizações, seja para saciar a sede, para plantar e criar, para avançar na produção material e no desenvolvimento de tecnologia. Com relação aos cursos d'água e seus territórios, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Rio Amarelo.

II- Rio Indo.

III- Rio Nilo.

IV- Rio Eufrates.


( ) Egito.

( ) Mesopotâmia.

( ) Índia.

( ) China.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

III - IV - I - II.

IV - III - II - I.

I - II - IV - III.

III - IV - II - I.






💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

IV e II
0
Dislike1
User badge image

Larissa Dos Santos

Resposta 1 R: As sentenças I e II estão corretas.Resposta 2R: Cúpulas, abóbadas e arcosResposta 5R: Minoica.
0
Dislike0
User badge image

tiago sehnem

1 - AS SENTENÇAS I E II ESTÃO CORETAS

2-Cúpula, abódadas e arcos

3- Terma

4- Coliseu

5-Minoica

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais