Buscar

o que são sardas?

💡 3 Respostas

User badge image

Jimmy Hickey

As sardas ou efélides são pequenas máculas vermelhas ou marrom-claras que são promovidas pela exposição ao sol e desaparecem durante os meses de inverno. Elas normalmente são confinadas à face, aos braços e ao dorso.

0
Dislike0
User badge image

Janete Braga

Sardas são manchas causadas pelo excesso de melanina na pele, que é produzida pelos melanócitos, células presentes na camada superficial da pele (epiderme) e responsáveis pelo pigmentação da pele. O surgimento das sardas se dá pelo excesso de exposição solar. Normalmente aparecem em partes expostas do corpo.

0
Dislike0
User badge image

Brenda Tamara Bá

Popularmente chamadas de “sardas”, as efélides são manchas causadas pelo excesso de melanina na pele. Explica-se: a melanina é produzida pelos melanócitos, células presentes na epiderme e responsáveis pelo pigmento que dá cor à pele. As famosas pintinhas são mais comuns em pessoas de pele clara, ruivas e com predisposição genética.

Porém, a principal razão para o surgimento das sardas é o excesso de exposição solar, especialmente depois de queimaduras – aquelas que causam vermelhidão e descamação. Normalmente aparecem em partes do corpo que são justamente mais atingidas pelo sol.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais