Buscar

qual a resposta dessa pergunta

Leia o texto a seguir:

"O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador, o método nasceu em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN onde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, Freire criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensinar da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo "Eva viu a uva", "o boi baba", "a ave voa", dentre outros."A partir destas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O método propõe a identificação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras geradoras.PORQUEII. Elas devem sugerir situações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua, como por exemplo, "tijolo" para os operários da construção civil.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.Escolha uma:a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.e. As asserções I e II são proposições falsas.

💡 4 Respostas

User badge image

Nayara Silveira

Questão 4 | ANDRAGOGIA E EDUCACAO PROFISSIONAL

Código da questão: 129612


O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos. Freire, criticava o sistema tradicional de alfabetização, que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. Em seu livro, Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire traz algumas considerações com relação à Pedagogia e à Educação. 

Analise as proposições a seguir, e assinale a opção que contempla tais considerações.

I – A Pedagogia é pautada na libertação do indivíduo, pautada na pedagogia libertadora, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.

II – O processo educativo é um ato político, porque diz respeito ao relacionamento, a vida social, a organização da sociedade, aos direitos e deveres do cidadão.

III – A educação é neutra, tendo em vista que a neutralidade tem uma intencionalidade política, como na forma de lidar com o estudante e na seleção de conteúdos pelo professor.

IV – A educação proporciona a conscientização das situações vivenciadas pelo sujeito, sendo ampliada a partir do diálogo dialético.


A opção correta é:


A

II, III e IV.

B

III e IV, apenas.

C

I, II, III e IV.

D

I, II e III.

E

I, II e IV.


Motivo:

1
Dislike0
User badge image

Maryellen Cristina

O Mtodo Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetizao de adultos desenvolvida pelo educador, o mtodo nasceu em 1962

0
Dislike0
User badge image

Isa Pedagoga

A 1 está errada, a 2 correta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais