Buscar

Os testes laboratoriais para o diagnóstico e/ou acompanhamento terapêutico da sífilis são divididos em duas categorias:

 provas diretas (que possibilitam a caracterização do patógeno a partir do material coletado das lesões) e provas sorológicas (que possibilitam a detecção dos anticorpos anti-T. pallidum).Sobre esses testes, avalie as sentenças e indique a correta.

A         O VDRL é um teste não treponêmico baseado na reação de floculação de anticorpos anticardiolipinas (reaginas). A queda do título desses anticorpos indica sucesso no tratamento da doença, porém, se a infecção for detectada tardiamente, títulos baixos podem persistir por meses ou anos.

B         O fenômeno prozona ocorre quando existe excesso de antígenos não treponêmicos em relação à concentração de anticorpos anticardiolipinas presentes no soro, o que dificulta a visualização do imunocomplexo e ocasiona falsos-negativos. Para evitar o efeito prozona, o profissional de laboratório que executa o exame deve realizar a diluição da amostra testada.

C         O FTA-abs é um teste treponêmico que utiliza a bactéria íntegra T. pallidum como antígeno. Caso existam anticorpos contra a bactéria, é observada diminuição da fluorescência adicionada aos antígenos de superfície do patógeno.

D        O TPHA é um teste utilizado no diagnóstico da sífilis. Baseia-se na ligação de anticorpos treponêmicos, fornecidos pelo kit diagnóstico, com hemácias que contêm na superfície antígenos de T. pallidum, presentes no soro, o que ocasiona aglutinação das hemácias.

E         Nos testes de ELISA sanduíche, antígenos bacterianos são adicionados em uma superfície sólida, o que permite a detecção de anticorpos IgG anti-T. pallidum no soro. Esses anticorpos são revelados a partir da adição de um substrato com cor e posterior leitura no espectrofotômetro.

💡 1 Resposta

User badge image

Takumi Usui

Letra A
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados