Buscar

DIFERENÇA DE METÁFORA PARA METONÍMIA, DÊ EXEMPLOS.

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Brito

Metáfora - emprego de um termo com um sentido que se lhe associa por força de uma comparação de ordem subjetiva. A comparação, porém, fica subentendida, não é expressa. Exemplo: Você é meu caminho, meu vício. (Caetano Veloso)


Metonímia - emprego de uma palavra por outra quando elas são contíguas (associadas por proximidade) em contextos que envolvem relações de causa e efeito, autor e obra, matéria e objeto, lugar e produto, continente e conteúdo, parte e todo etc. Exemplo: Por que você não compra um pré-pago?

1
Dislike0
User badge image

Débora Giovanni

A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. Ex: A lua é uma bola de queijo.

A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos. Ex: Ele bebeu o copo inteiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais