Buscar

Qual a diferença entre os articuladores semi e não ajustável

💡 2 Respostas

User badge image

Valdenor Tavares de Sá

Os articuladores podem ser classificados em diferentes classes de acordo com os movimentos espaciais e a trajetória que eles podem realizar e, portanto, maior complexidade dos tratamentos será alcançada.

Articulador não ajustável (Classe I)

Também conhecidos como oclusores articulados ou dobradiças, eles não podem ser considerados articuladores, são simples instrumentos de suporte. Eles reproduzem apenas a relação estática com a qual o modelo é montado, sua vantagem é que eles são dispositivos pequenos e permitem a organização fácil e rápida dos modelos.


Um exemplo de esta classe de articulador, é o articulador de fixação rápida que está pensado para articular de maneira rápida e imediata (composturas, clínica dental...), sem necessidade de usar gesso ou outro tipo de material para fixar o modelo à tampa. Este articulador possui as seguintes características:

Manuseio muito simples.

Facilidade para fixar os modelos.

Ferramenta ideal para trabalhos que tenham que ser feitos imediatamente.

Disponível para parciais ou completas.

Articulador não ajustável (Classe II)

Os Classe II permitem movimentos no plano horizontal e vertical, mas ainda incapaz de transferir a relação da articulação temporomandibular natural do paciente, seria o passo intermediário para o próximo tipo. O tempo de montagem é muito menor para este tipo, aliás, os movimentos excêntricos não são reproduzidos e as relações oclusais poderiam não ser exatas. Tempos vários tipos de articuladores:


Articulador para prótese dentária, possui as seguintes características:

Tipo dobradiça.

Base arredondada.

Fácil montagem, inclusive do maxilar superior.

Cor cromada.

Permite movimentos de lateralidade e auto retorno à posição inicial.

Maxilar superior com parafuso de regulação.

Articuladores semiajustáveis

Os articuladores classe III semi-ajustáveis são os mais comuns na clínica odontológica, pois permitem que a maioria dos tratamentos odontológicos sejam realizados, são os mais inpontados para treinamento e estudos odontológicos .

Eles são capazes de simular trajetórias condilares, usando valores equivalentes aos do paciente para quase todos os movimentos mandibulares. A transmissão para os modelos é obtida em relação às articulações temporomandibulares do paciente por transferência com o arco facial.

Nós podemos dividi-los, por sua vez, em Articuladores ARCON e Articuladores NÃO ARCON.
1
Dislike0
User badge image

Júlia Ingryd

Os articuladores semi ajustaveis proporciona uma tecnica mais precisa em relação aos angulos precisos no momento da oclusão. É possivel projetar e articular conforme a necessidade do paciente. Já o não ajustável não tem grandes manejos, não descartando a importância do uso para casos isolados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais