Buscar

O que é mandato de segurança?

💡 3 Respostas

User badge image

Cassia Maytala

O mandado de segurança é chamado de repressivo quando é usado depois que o direito do cidadão já foi violado por algum ato ilegal cometido por uma autoridade pública. O objetivo do mandado repressivo é corrigir a situação que foi causada pelo abuso de poder e devolver ao cidadão o direito que foi prejudicado.O mandado de segurança é chamado de repressivo quando é usado depois que o direito do cidadão já foi violado por algum ato ilegal cometido por uma autoridade pública. O objetivo do mandado repressivo é corrigir a situação que foi causada pelo abuso de poder e devolver ao cidadão o direito que foi prejudicado.

0
Dislike0
User badge image

Luciana Cicco

O Mandado de segurança é uma espécie de remédio constitucional, previsto no artigo 5°, inciso LXIX, da Constituição Federal de 1988, que tutela direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. Trata-se de uma ação constitucional de natureza civil e possui procedimento especial previsto na Lei 12.016/2009.

O prazo para impetrar o M.S. é de 120 dias, contados a partir da data em que o interessado tiver conhecimento oficial do ato impugnado.

Não se trata de uma ação gratuita e necessita de advogado.

Existem duas espécies de mandado de segurança: o individual (art. 5°, LXIX, CF) e o coletivo (art. 5°, LXX, CF).

O Mandado de segurança Coletivo possui os mesmos preceitos e requisitos do Mandado de Segurança Individual, diferenciando-se quanto à legitimidade para interposição, podendo ser impetrado por Partido Político com representação no Congresso Nacional e por Organização Sindical, Entidade de Classe ou Associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 01 ano , em defesa do interesses de seus membros ou associados.


0
Dislike0
User badge image

Isabel Cristina Park

O que é Mandado de segurança: O mandado de segurança (MS) é um tipo de ação jurídica usada para proteger um direito que tenha sido violado ou que esteja sob ameaça por um abuso de poder praticado por uma autoridade pública. O mandado de segurança também é chamado de ação mandamental, considerado um remédio constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais