A maior rede de estudos do Brasil

-Calcule o volume de água, em litros, na quantidade de areia calculada inicialmente.

Suponha que você é o responsável pelo controle tecnológico do concreto de uma obra e foi solicitada a preparação de concreto com uma proporção de materiais (traço em massa) de 1 : 2,2 : 2,8 a/c=0,48 que correspondem a 120 kg de cimento, 264 kg de areia média, 336 kg de brita 1 e 57,6 kg de água. Estes valores foram calculados com base nos agregados secos ao ar porém foi determinado no laboratório que a areia média disponível no canteiro de obra apresenta uma umidade de 3%, por esse motivo antes de misturar os materiais é necessário corrigir a quantidade de areia (adicionar mais areia) levando em conta seu teor de umidade para não alterar a proporção de materiais no concreto e manter suas características projetadas tanto no estado seco como endurecido.

No laboratório tecnológico foram determinadas também a Massa Unitária de amostras da areia úmida, brita e cimento que serão utilizados para preparar o concreto. À seguir são apresentados os resultados dos ensaios.

Material

Massa unitária (kg/L) 

Cimento 1,2

Areia 1,4

Brita 1,5

Com base nas informações acima, faça o que se pede a seguir:

-Calcule o volume de água, em litros, na quantidade de areia calculada inicialmente. 

-Determine as quantidades de areia e brita necessárias para preparar o concreto, em quilogramas, sabendo que a areia está com 3% de umidade.

-Calcule a quantidade de latas de areia e brita necessárias para preparar o concreto, considere que as latas tem 20 litros de capacidade."


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?