A maior rede de estudos do Brasil

Como montar um Business Model Canvas?

Empreendedorismo

Humanas / Sociais


3 resposta(s)

User badge image

Bruno Pereira

Há mais de um mês

pesquisando

pesquisando

User badge image

Leandro Souza Lima

Há mais de um mês

1. Segmento de clientes:

No Segmento de clientes você vai colocar as informações sobre os clientes que o seu negócio atende. Não seja genérico na sua descrição. Caracterize o máximo possível o seu público. Aqui vale a pena mencionar informações demográficas, sociais e psicográficas. Ou seja, problemas que o seu cliente enfrenta, coisas que ele gostaria de ter, etc.

Pode ser que você tenha mais de um público alvo, não tem problema. Mas não passe de no máximo três públicos distintos nesse início. Lembre-se, você está começando, não vai conseguir atender todo mundo.

2. Proposta de valor:

A proposta de valor é o que você está oferecendo para o seu cliente. Por esse motivo esse é o segundo campo do business model canvas. Agora já sabemos quem é nosso cliente e quais problemas ou obstáculos ele está enfrentando. Como nós vamos resolver esses problemas?

Seja direto na definição da sua proposta de valor. Diga o que você faz e como você faz, sem rodeios.

Se você tiver mais de um público alvo, você deve criar uma proposta de valor pensando em cada um desses públicos ou uma proposta que atenda todos eles.

3. Canais:

Como você entrega o seu produto/serviço para os seus clientes? No campo de canais você deve mencionar como a entrega é feita. Se pelo site, aplicativo, loja física e etc.

Pense também nos canais indiretos, aqueles que não estão sobre o seu controle, mas são primordiais para o negócio dar certo. Entregadores são um bom exemplo de canal indireto.

4. Relacionamento com os clientes:

Como você se relaciona com os seus clientes? Aqui você deve descrever as formas com que os clientes sabem que o seu negócio existe. Pode ser via redes sociais, o seu site, campanhas patrocinadas, outdoor, sua fachada, etc.

Outra informação importante para esse campo é como você atende seus clientes nesse locais. Você consegue receber dúvidas e feedbacks dos seus clientes por eles? Quem vai atender?

5. Atividade chave:

É importante deixar bem claro o que são atividades chave para evitar que você encha esse campo de informações que não são realmente cruciais para o seu negócio.

Se pergunte: Se eu deixar de fazer determinada atividade o meu negócio para? Se sim isso é uma atividade chave.

Tente escrever suas atividades chave em verbos, por exemplo: vender, fazer campanhas de marketing, conseguir clientes, confeccionar produtos, etc.

Não coloque mais do que cinco atividades chave nesse momento.

6. Recursos chave:

Recursos chave são todas as coisas que, se não existirem, o seu negócio para de operar.

Nesse campo você deve colocar as “coisas” que o seu negócio precisa, então tente sempre escrever com substantivos.

Ter um vendedor, um computador, uma sede física são exemplos de recursos chave. Coloque nesse campo só recursos que realmente sejam necessários.

Seguindo a mesma recomendação anterior, liste no máximo 5 itens nesse campo do business model canvas.

7. Parceiros:

Quem são os parceiros do seu negócio? Quem são as pessoas que ajudam você com as suas metas de negócio. Foque em uma questão importante dessa frase “as pessoas”.

Nunca coloque que uma determinada empresa é sua parceira. Você sempre tem contato com uma pessoa dentro das empresa, essa pessoa é seu parceiro e ela deve ser citada nesse campo.

Uma coisa importante sobre os seus parceiros é a diferença entre eles e o seus clientes. Se a pessoa é atendida pelo seu negócio ela não é seu parceiro, é seu cliente! Tenha isso em mente quando for preencher esse campo do business model.

8. Estrutura de custos:

A estrutura de custos é tudo que você precisa investir para que o seu negócio consiga operar.

O que é essencial para que o seu negócio se sustente? Busque sempre reduzir os custos fixos e quantifique o seu investimento de tempo, pode parecer meio filosófico, mas ele é o seu recurso mais importante!

9. Fontes de receita:

Para terminar, no último campo do nosso business model canvas você deve dizer: O que você ganha com isso?

Lembre-se que dinheiro não é tudo, mas a sua empresa precisa ganhar algum para se manter operando, é um dos princípios da administração, empresas são criadas para gerar lucro.

Esse lucro precisa ser sempre financeiro? Não claro que não! Quais são os ativos que você está gerando com o seu negócio? Quais deles você consegue converter em valor financeiro no futuro?

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes