Buscar

Indique dois fatores responsáveis pela criação e manutenção da diferença do potencial de membrana.

💡 1 Resposta

User badge image

lucicleia Melo duarte de oiveira

O potencial elétrico da membrana celular se trata da diferença de potencial elétrico entre os meios intra e extracelular, sendo um mecanismo muito importante para a realização de muitas funções celulares, com o transporte de íons. Geralmente, o potencial do meio intracelular é negativo, variando de -40 mV a - 80 mV.


 Os principais motivos para essa diferença são exatamente o transporte de íons e a permeabilidade seletiva da membrana, que permite a passagem de apenas algumas substâncias.


 A existência desse potencial é muito importante para continuidade das atividades celulares, pois a partir do momento em que houver o equilíbrio entre os dois lados, o transporte intra-extra membranar irá findar, e a célula irá parar de realizar muitas funções vitais.


 Assim, o transporte de íons está sempre ocorrendo, mesmo contra o gradiente de concentração (que visa o equilíbrio), por isso a existências de bombas de íons, como a bomba de sódio e potássio, muito importante para as sinapses nervosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais