Buscar

como funciona a dispensa e inexigibilidade de licitaçao?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcos Vargas

  1. Por força da Constituição Federal, a licitação é a regra, enquanto que a contratação direta, seja por dispensa ou por inexigibilidade, é a exceção. Essas exceções estão previstas nos artigos 24 e 25 da Lei n.° 8.666/1993, respectivamente.
  2. Nas hipóteses relacionadas no artigo 24, se diz que a licitação é "dispensável" porque, mesmo havendo vários fornecedores em condições de atender o objeto pretendido, a Lei autoriza a Administração Pública a escolher entre licitar ou contratar de forma direta, de acordo com o interesse público e mediante a adoção de um procedimento mais simplificado, gerando economia para o Erário e agilizando o recebimento do objeto pretendido.
  3. Trata-se de uma relação taxativa, sendo considerado crime dispensar a licitação fora das hipóteses previstas no artigo 24 ou deixar de observar as formalidades pertinentes, tais como as do artigo 26, conforme estabelecido no artigo 89 da Lei n.° 8.666/1993.
  4. Por outro lado, o artigo 25 é exemplificativo e se diz que a licitação será "inexigível" sempre que houver inviabilidade de competição. São aquelas hipóteses em que somente uma empresa e/ou pessoa será capaz de fornecer o objeto pretendido pela Administração Pública, como ocorre, por exemplo, quando o fornecedor detém a exclusividade de fornecimento do produto almejado ou quando se tratar de um serviço técnico de natureza singular e que exija uma notória especialização do contratado.
  5. Nestes casos, mesmo que haja no mercado mais de um possível fornecedor/executante, a licitação será inviável devido à impossibilidade de serem estabelecidos no edital os critérios objetivos para julgamento das propostas, como estabelece o caput do artigo 44 da Lei n.° 8.666/1993.
  6. E a exemplo das dispensas, as situações de inexigibilidade devem ser necessariamente justificadas, demonstrando-se o motivo da escolha do fornecedor/executante e que o preço proposto é compatível com os que este costuma praticar no mercado, sob pena de igualmente caracterizar o crime descrito no artigo 89 da Lei de Licitações.


1
Dislike0
User badge image

Isabela Marcondes

A dispensa de licitação está prevista na Lei n.8.666/93, artigo 24, enquanto a inexigibilidade, é citada na artigo 25, da mesma lei. A inexigibilidade ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei.
0
Dislike0
User badge image

Gustavo Novaes

A dispensa de licitação está prevista na Lei n. 8.666/93, artigo 24, enquanto a inexigibilidade, é citada na artigo 25, da mesma lei. ... inexigibilidade: ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais