Buscar

35) Qual o mecanismo de ação da efedrina ( um agonista adrenergico de ação mista ) e suas principais indicações clínicas ?

💡 3 Respostas

User badge image

Luca Mendonça

A efedrina é um agonista de receptores alfa e beta adrenérgicos. Além disso, intensifica a liberação de norepinefrina nos neurônios simpáticos, agindo como um simpaticomimético de ação mista. Atua estimulando a frequência cardíaca (por ß1), aumenta a resistência periférica (por α1), gerando, consequentemente o aumento da pressão arterial (seja pelo aumento do DC ou pelo aumento da RVP). Há ainda, pelos receptores α, influência sobre a musculatura lisa da bexiga, aumentando a resistência do fluxo de urina. Pelos receptores ß2 ainda há a promoção da broncodilatação. A efedrina ainda atua como um potente estimulante do SNC.

Quanto a suas indicações clínicas, pode ser utilizada com tratamento alternativo nos ataques de Stoke-Adams, na narcolepsia e nos estados depressivos. Têm sido usada para promover continência urinária, mesmo com eficácia não tão bem estabelecida. Pode ser usada em tratamento da hipotensão decorrente de anestesia espinal.

Deixa o like se ajudou, por favor!!

Fonte: Goodman and Gilman 12ºed.

1
Dislike0
User badge image

Isabela Marcondes

A efedrina é um simpaticomimético misto de ação nos receptores α e β adrenérgicos e atua a partir da liberação de NE dos neurônios simpáticos. Isso permite uma elevação da frequência e o débito cardíaco e aumento da pressão arterial, pois agem, principalmente, sobre os receptores α-adrenérgicos, inclusive com aumento na contração de musculatura lisa. Além disso, quando atua nos receptores β adrenérgicos promove broncodilatação. Os efeitos do fármaco podem persistir por várias horas quando administrada por via oral e tem sua meia-vida por volta de 3 a 6 horas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais