Buscar

b) Em que medida a afirmação de Sócrates ainda hoje pode ter valor para a educação?

“Eu sou semelhante ao torpedo [peixe-elétrico], quando aturdido, posso produzir nos outros o mesmo aturdimento, pois não se trata de que eu esteja certo e semeie dúvidas na cabeça alheia, mas de que, por estar eu mesmo mais cheio de dúvidas do que qualquer pessoa, faço duvidar também os outros.” 

Com base na citação, que se refere a uma fala de Sócrates no diálogo de Platão, Ménon, responda às questões:

a) Em que consiste o método socrático?

b) Em que medida a afirmação de Sócrates ainda hoje pode ter valor para a educação?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O método socrático consiste em um processo de questionamento e diálogo, no qual o professor busca levar o aluno a refletir e construir seu próprio conhecimento, em vez de simplesmente transmitir informações prontas. O objetivo é estimular o pensamento crítico, a busca pela verdade e o desenvolvimento das habilidades de argumentação. A afirmação de Sócrates ainda hoje pode ter valor para a educação, pois nos lembra da importância de questionar, duvidar e buscar respostas por nós mesmos. Ao incentivar a reflexão e o diálogo, o método socrático promove o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de argumentação e da busca pela verdade. Além disso, ao reconhecer que o conhecimento é um processo contínuo e que todos têm dúvidas, Sócrates nos lembra da importância da humildade intelectual e da abertura para aprender com os outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais