Buscar

Os processos comunicacionais envolvem seis elementos básicos: o emissor, o receptor, a mensagem, o código, o canal e o referente.

 Para que o processo ocorra de maneira efetiva, é necessário que o receptor decodifique, ou compreenda, a mensagem transmitida pelo emissor. 

Tendo esse entendimento como base, imagine a seguinte situação: 

Entretanto, alguns dias após o treinamento, verificou-se que Andreia não estava realizando o atendimento aos clientes de acordo com o padrão estabelecido pela clínica.  

A partir dessa situação, Patrícia procurou Andreia para conversar. Na conversa, ficou claro que Andreia não havia entendido como o atendimento deveria ser feito, então Patrícia explicou novamente, trazendo outros exemplos e, inclusive, convidando Andreia para acompanhar um de seus atendimentos. 

Tendo em vista essa situação, responda: 

a) Quais são os seis elementos centrais do processo de comunicação nesse caso? 

b) A situação relata uma dificuldade de compreensão da mensagem de Patrícia para Andreia. O que poderia ser feito para evitar essa dificuldade? 

💡 1 Resposta

User badge image

Mileny Reis

A) 1. Emissor: quem emite a mensagem. 2. Receptor: quem recebe a mensagem, também chamado de remetente. Pode ser uma pessoa ou um grupo. 3. Canal: via de circulação da mensagem. Pode ser a voz, uma folha de papel escrita, um jornal, entre outros. 4. Mensagem: é o conteúdo que o emissor busca transmitir. 5. Código: é o conjunto de regras e signos utilizados na construção da mensagem. Pode ser a língua portuguesa, o alfabeto, o código morse. 6. Referente: é o contexto, a situação, na qual a mensagem está inserida.B) Patrícia melhorar sua comunicação
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais