Buscar

Qual a diferença entre a teoria naturalista e a teoria contratualista

Qual a diferença entre a teoria naturalista e a teoria contratualista

💡 2 Respostas

User badge image

Sarah Júlia

a Teoria Naturalista tem, atualmente, o maior número de adeptos e é a que exerce maior influência na vida concreta do Estado.”1

O maior precursor – ao menos o mais antigo – da teoria da sociedade natural, de que “o homem é por natureza um animal social, e que é por natureza e não por mero acidente”2, foi Aristóteles.

Segundo Aristóteles, “o homem é naturalmente um animal político”3; e, para o filósofo grego, só era possível aos dois extremos do ser-humano a escolha pessoal pela vida reclusa e sem contato com outros homens: pela vileza, pela barbárie e ignorância total diante dos fatos da vida ou – no outro extremo – pela pureza do ser, pelo desapego incondicional em um estado de quase santidade ou divindade do ser-humano.

TEORIA CONTRATUALISTA

Contrapondo-se aos Naturalistas temos aqueles que consideram que a sociedade surge a partir de um acordo mútuo, consensuado e ratificado – mesmo que hipotético – visando sua junção sob os mesmos objetivos.

Entre os muitos defensores do Contratualismo e suas ideias e concepções, há que se destacar pontos excepcionais que resumem de forma clara sua ótica e impressões acerca da formação da sociedade.

O ponto que une os Contratualistas:

[…] é a negativa do impulso associativo natural, com a afirmação de que só a vontade humana justifica a existência da sociedade, o que vem a ter influência fundamental nas considerações sobre a organização social, sobre o poder social e sobre o próprio relacionamento dos indivíduos com a sociedade.

0
Dislike0
User badge image

Mila Rodrigues

A 1ª teoria abordada foi a Naturalista, que teve como um dos principais defensores,o grande Aristóteles,argumentava na seguinte linha de pensamento: "o homem é naturalmente um animal político". Para Aristóteles o ser humano só viveria sozinho quando fosse submetido de humilhação.

A teoria Naturalista se coloca favorável à idéia da sociedade natural, se relacionar por necessidade, é como se existisse uma força que faria com que as pessoas não conseguissem viver só e se relacionassem por um instinto. A teoria contratualista, fala da aproximação dos seres humanos por interesse ou somente para se beneficio próprio. 

É uma teoria que foi defendida principalmente por Montesquieu e Rousseau. É uma teoria que nega que a aproximação das pessoas seja de forma natural caracterizado pela vontade humana baseada somente em beneficio e popularidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais