Buscar

“A competência territorial, por ser relativa, pode ser prorrogada, caso não suscitada por qualquer das partes no processo penal”.

 O enunciado é verdadeiro ou falso? Explique.

💡 1 Resposta

User badge image

Isabelly Correia

Verdadeiro. Dentro do Processo Penal, a competência territorial está prevista no artigo 70 do CPP e determina, em regra, que a competência será do local onde ocorreu a consumação do delito penal, ou nos casos de tentativa, no lugar do último ato de execução. Assim, a competência territorial, por ser considerada relativa pela maioria da jurisprudência brasileira, caso não ocorra alegação das partes no tempo devido sobre o juiz incompetente para o julgamento, ensejará em preclusão, isto é, ocorrerá a perda do direito de praticar os atos processuais, implicando em prorrogação da competência do juízo. Assim, aquele juiz que inicialmente era incompetente, adquire a competência pela preclusão da via impugnativa. A incompetência territorial do juiz, também poderá ser alegada de oficio, o artigo 109 não faz restrições quanto a isso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais