Buscar

Quais estruturas possui foniculos, fascículos e sulcos no Sistema nervoso?

💡 1 Resposta

User badge image

Simonildes Mendonça Vieira

No funículo posterior existem dois fascículos, grácil, medialmente, e cuneiforme, lateralmente, separados pelo septo intermédio posterior. Esses fascículos são formados pelos ramos ascendentes longos das fibras do grupo medial da raiz dorsal, que sobem no funículo para terminar no bulbo.

O fascículo grácil inicia-se no limite caudal da medula e é formado por fibras que penetram na medula pelas raízes coccígea , sacrais, lombares e torácicas baixas, terminando no núcleo grácil. Conduz, portanto, impulsos provenientes dos membros inferiores e metade inferior do tronco.

No funículo anterior localiza-se o tracto espino-talâmico anterior, formado por axônios de neurônios cordonais de projeção situaos na coluna posterior. Estes axônios cruzam o plano o plano mediano e fletem-se cranialmente para formar o tracto espino-talâmico anterior cujas fibras nervosas terminam no tálamo e levam impulsos de pressão e tato leve (tato protopático). Esse tipo de tato, ao contrário daquele que segue pelo funículo posterior, é pouco discriminativo e permite apenas a localização da fonte do estímulo tátil, de maneira grosseira.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais