A maior rede de estudos do Brasil

Quais são as construções nacionais com sistema estrutural de madeira?


5 resposta(s)

User badge image

Paulo Roberto

Há mais de um mês

Como assim?


Como assim?


User badge image

end

Há mais de um mês

Praça de Alimentação do Shopping Iguatemi

A praça de alimentação do Shopping Iguatemi de Fortaleza foi projetada pra ser uma grande pérgola de madeira, proporcionando assim um bem estar e aconchego aos frequentadores. Toda a estrutura é de Madeira Laminada Colada de Abeto, proveniente de florestas de reflorestamento da Áustria.

A estrutura foi toda calculada pela Carpintaria Estruturas de Madeira em parceria com a empresa italiana Moretti Interholz, e foi toda produzida na fábrica italiana. No total foram utilizados 1.200 metros cúbicos de madeira laminada colada reta e curva com vãos livres de até 48m.

I) ESTRUTURAS HAUFF

O sistema HAUFF de estruturas de madeira foi largamente utilizado pelo país até os anos 50. Esse sistema era caracterizado por cobrejuntas, sambladuras e cavilhas de madeira empregadas nas ligações das barras aos nós dos elementos estruturais com peças múltiplas e compostas. Esse sistema foi uma inovação na época permitindo vencer grandes vãos livres.

O ginásio da quadra de tênis do estádio do Pacaembu foi construído nesse sistema treliçado tipo Hauff em 1939 com vãos livres de 40m.

Outra estrutura interessante que Hauff construiu foi o galpão da VARIG no Aeroporto de Congonhas em 1949 com 70m de vão livre.

Depois de Hauff, algumas outras empresas surgiram no Brasil no ramo das construções em madeira. Dentre elas destacam-se a empresa ESMARA LTDA no Rio Grande do Sul, o ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA CAVIÚNA no Paraná e em São Paulo a SPILBORGHS & CIA LTDA, a SOCIEDADE TEKNO LTDA a ALT GOPPERT & CIA LTDA, a FIBROTÉCNICA LTDA, a PAUBRASIL ENGENHARIA LTDA, a ARCOTECNICA e a CALLIA & CALLIA.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes