A maior rede de estudos do Brasil

o que é teste paleográfico, em que consiste ? e qual é o seu objetivo?

Psicologia

Anhanguera


3 resposta(s)

User badge image

Maxwell Oliveira

Há mais de um mês

Teste de psicotécnico. Geralmente feitos em concursos público.
Teste de psicotécnico. Geralmente feitos em concursos público.
User badge image

Sabrina Amorim Paulo

Há mais de um mês

O teste palográfico é um teste que avalia a personalidade do profissional, quando aplicado em processos de recrutamento e seleção. E um dos principais motivos para ser adotado pelas empresas é sua forma de aplicação, simples e rápida.Com ele, é possível ter analisar diversos aspectos dos palos e, consequentemente, reconhecer certas características do candidato. Essa avaliação qualitativa pode ser realizada de diversas maneiras: palos mais inclinados, distância e direção entre linhas, seus tamanhos, o tipo de pressão, velocidade...

Assim, são interpretados aspectos diferentes dos traços para ligá-los às características comportamentais, tais como:

  • produtividade;
  • organização;
  • adaptação ao ambiente;
  • firmeza e segurança em relação às atitudes pessoais;
  • vitalidade;
  • adaptação a normas e regimentos;
  • capacidade para estabelecer e cumprir metas;
  • relacionamento interpessoal;
  • ritmo de trabalho;
  • capacidade de concentração;
  • impulsividade;
  • inteligência emocional.

Não há dúvidas de que o teste palográfico é uma forma eficiente para identificar o encaixe — ou a falta dele — do perfil. O resultado dele revela quem é esse indivíduo e dá ao gestor o poder de escolha na contratação. Ou seja, em um processo seletivo com diversos candidatos, é possível identificar com clareza qual deles tem uma personalidade mais alinhada à cultura organizacional.

É importante destacar que uma contratação de qualidade não diz respeito apenas às habilidades técnicas do futuro colaborador. Quando não há um casamento entre as ideias do contratante e a personalidade do contratado, o resultado só pode ser a demissão. 

E elas têm um custo: de dinheiro, de tempo e de produtividade. Portanto, todas as ferramentas disponíveis para que isso seja evitado devem ser vistas como uma vantagem.

É assim que os testes de personalidade, incluindo o palográfico, garantem seu espaço como procedimentos essenciais para as organizações que se preocupam em garantir a sustentabilidade em um mercado tão competitivo.

Vale lembrar que acertar na contratação também diminui os conflitos internos, seja entre colaboradores, seja entre colaboradores em relação a líderes e gestores. Investir no teste palográfico nos processos de recrutamento e seleção evita todos esses problemas.Na prática, não há segredos para que isso seja feito: basta entregar uma folha em branco para cada candidato e orientá-lo quanto ao preenchimento, indicando o término do tempo.

Mas, fique atento: para que você possa garantir os benefícios que listamos durante este material, é preciso contar com psicólogos habilitados para aplicar o teste e analisar os seus resultados.

Essa avaliação exige não apenas preparo e conhecimento, mas também experiência por parte do avaliador, pois só quem está devidamente familiarizado com a técnica pode definir as características dos traços.

Portanto, o profissional deve ser capaz de identificar se os palos estão, como já pontuamos, muito estreitos, espaçados, amplos, inclinados, irregulares, crescentes, decrescentes ou equilibrados. Dentro disso, também precisa conhecer como cada um deles se relaciona com a personalidade do candidato. 

User badge image

Neuma Lima

Há mais de um mês

Teste que avalia a personalidade do profissional, baseada nas questões relativas à seu comportamento expressivo.
Identificar tendências de personalidade e comportamento das pessoas

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes