Buscar

A adolescência é um período marcado por diversas mudanças biológicas, sociais e psicológicas na vida de uma pessoa;

Esse período de transição entre a infância e a vida adulta é extremamente importante, já que, muitos dos hábitos adquiridos e fortalecidos durante a adolescência serão mantidos durante a vida adulta, sejam eles hábitos benéficos ou maléficos para a saúde, como é o caso do engajamento com o exercício físico.

A prática de exercício físico é fundamental para promoção da saúde, promovendo efeitos benéficos nas esferas sociais, físicas e psicológicas, além de reduzir significativamente o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, logo, o incentivo à prática de exercícios é fundamental.

Quando analisamos a população de adolescentes, no entanto, observamos que há uma prevalência de sedentarismo muito grande, sobretudo nas mulheres, aonde esse percentual de sedentarismo chega a aproximadamente 70%; O reflexo deste comportamento será gigantesco na vida adulta, porém, já é possível observar até mesmo na adolescência, por exemplo, ao olhar a proporção de adolescentes com sobrepeso e obesidade. Ao mesmo tempo, quando se analisa as atividades diárias dessa população, se observa que os mesmos tem um grande fascínio pela tecnologia e que gastam muitas horas do dia envolvidos com tecnologia e em “telas” (televisão, videogame, computador, smartphone, tablete, etc.,).

Diante desses aspectos citados, elabore uma proposta de intervenção física para uma turma de adolescentes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública, visando aumentar o nível de atividade física dessa população, bem como, atuar na promoção da saúde e na redução do sobrepeso e obesidade; Nesta proposta, não há a necessidade de elaborar diversos planos de aula de maneira formal, mas sim, descrever estratégias que podem ser utilizadas para criar esta intervenção. Por fim, lembre-se, em todo programa de intervenção física, os interesses e preferências dos participantes devem ser levados em conta.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais