Buscar

▪ De que forma o posicionamento estratégico do RH auxilia a organização? ▪ Dê um exemplo de ação proativa de RH em sua resposta.

Vamos iniciar a Atividade Contextualizada da disciplina Gestão estratégica de Recursos Humanos. Nela, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina.


“[...]a cultura dos trabalhadores mudou. Antes as pessoas sonhavam em passar 30 anos na mesma organização, hoje elas optam por trocar de emprego sempre que uma oportunidade interessante aparece. Isso é complicado para as empresas, que precisam de colaboradores realmente dedicados e satisfeitos com o seu trabalho. O profissional de RH é quem fica mais próximo das equipes, ouve suas queixas, conhece suas rotinas, deficiências e qualidades, por isso seu trabalho pode reverter este quadro e ainda fazer com que os colaboradores sintam orgulho da empresa em que trabalham. [...]”.

DEVAI, R. Como o RH pode conseguir mais poder diante da Liderança? Revista Melhor Gestão de Pessoas, São Paulo, 29 jan. 2014. Disponível em: <revistamelhor.com.br/como-o-rh-pode-conseguir-mais-poder-diante-da-lideranca/>. Acesso em: 29/01/2020.


Vimos que o RH tem se colocado em uma posição diferente: não só é chamado para solucionar um problema já existente como também deve procurar resolver problemas que ainda não aconteceram. Dessa forma, o setor se tornou mais estratégico e, com isso, sua atuação deve ser mais proativa. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos trabalhados pelo texto-base, responda:


▪ De que forma o posicionamento estratégico do RH auxilia a organização?

▪ Dê um exemplo de ação proativa de RH em sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O posicionamento estratégico do RH auxilia a organização de diversas formas. Ele contribui para o alinhamento dos objetivos e metas da empresa com as práticas de gestão de pessoas, garantindo que as ações do RH estejam alinhadas com a estratégia organizacional. Além disso, o RH estratégico busca identificar e desenvolver talentos, promover a retenção de colaboradores-chave, criar um ambiente de trabalho saudável e estimulante, e garantir que a empresa tenha uma vantagem competitiva por meio de sua força de trabalho. Um exemplo de ação proativa do RH é a implementação de programas de desenvolvimento de liderança. O RH pode identificar colaboradores com potencial para assumir cargos de liderança no futuro e oferecer treinamentos e capacitações específicas para desenvolver suas habilidades. Dessa forma, a empresa estará preparada para suprir suas necessidades de liderança no longo prazo, evitando lacunas e garantindo uma sucessão adequada. Essa ação proativa do RH contribui para o fortalecimento da organização e para o alcance de seus objetivos estratégicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais