Buscar

Uma mulher de 70 anos se apresenta no posto de atenção primária à saúde, queixando-se de fadiga nas últimas 7 semanas.

Refere ter dificuldade para adormecer, pouco apetite e perda de 4,5kg, além de pensamentos sobre querer morrer. Reconhece ter tido sintomas semelhantes em várias ocasiões no passado, mas “nunca tão graves”. Baseando-se nos sinais e sintomas, o médico faz diagnóstico de transtorno depressivo maior e lhe prescreve um fármaco antidepressivo. Qual antidepressivo tem, como dois de seus mecanismos de ação propostos, agonismo parcial no receptor 5-HT1A e inibição da recaptação de serotonina?​​​​​​​


a)Fluoxetina.

b)Amitriptilina.

c)Maprotilina.

d)Vilazodona.

e)Bupropiona.

💡 4 Respostas

User badge image

Miryan Rodrigues

d)Vilazodona.

Além da inibição da recaptação de serotonina, a atividade antidepressiva da vilazodona pode estar relacionada ao agonismo no receptor 5-HT1A. Fluoxetina inibe a recaptação de serotonina; amitriptilina e maprotilina inibem a recaptação de serotonina e norepinefrina. Bupropiona promove efeito antidepressivo por meio de fraca inibição da recaptação de norepinefrina e inibição da recaptação de dopamina.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Dias

D - porque além da inibição da recaptação de serotonina, a atividade antidepressiva da vilazodona pode estar relacionada ao agonismo no receptor 5-HT1A. Fluoxetina inibe a recaptação de serotonina; amitriptilina e maprotilina inibem a recaptação de serotonina e norepinefrina. Bupropiona promove efeito antidepressivo por meio de fraca inibição da recaptação de norepinefrina e inibição da recaptação de dopamina.
0
Dislike0
User badge image

Daniella Bertunes

(D) Além da inibição da recaptação de serotonina, a atividade antidepressiva da vilazodona pode estar relacionada ao agonismo no receptor 5-HT1A. Fluoxetina inibe a recaptação de serotonina; amitriptilina e maprotilina inibem a recaptação de serotonina e norepinefrina. Bupropiona promove efeito antidepressivo por meio de fraca inibição da recaptação de norepinefrina e inibição da recaptação de dopamina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais