Buscar

Um agente químico de controle microbiano que afeta membrana plasmática de microrganismos também é capaz de afetar os seres humanos

💡 2 Respostas

User badge image

Luís Antônio

Olá Débora, com relação à pergunta elaborada é possível SIM que agentes químicos para controle microbiano consigam afetar humanos.

controle microbiano consiste, de forma básica, na aplicação de agentes químicos e físicos variados com o objetivo de impedir o surgimento ou proliferação de microrganismos que possam causar doenças tendo utilidade não apenas na área médica, mas também no ramo alimentício e muitos outros.

A morte microbiana pode ser causada pelos agentes químicos em virtude de alterações:

Membrana plasmática: ocorre quebra deste componente protetor dos microrganismos com consequente exposição de seu material interno.

- Proteínas e ácidos nucleicos: são quebrados ou desnaturados não conseguindo, assim, realizar diversas atividades intracelulares e até mesmo a manutenção de sua proliferação.

Em geral, os agentes químicos usados para controle microbiano não causam danos nos seres humanos, mas dependendo das suas características e concentrações podem levar à problemas também nas células humanas.

Por exemplo: o uso para desinfecção de álcool etílico faz controle microbiano sem gerar nenhum tipo de mal para as células dos seres humanos.

Mas o contato de forma inadequada com agentes químicos como peróxido de hidrogênio ou compostos de cloro podem levar a problemas em humanos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais