Buscar

Desafio

Carlos Alberto é proprietário de uma pequena faculdade, que fundou há 15 anos após trabalhar como gestor em diversas instituições de ensino. Na época, o mercado educacional brasileiro estava iniciando o aquecimento no segmento de cursos superiores. A faculdade oferta 5 cursos superiores, os mais vendidos no mercado, e possui cinco mil alunos. O foco da faculdade são as classes C e D, pois oferece mensalidades mais baratas. A faculdade possui apenas uma unidade, localizada na região central da cidade, com grande circulação de pessoas. Carlos tem 68 anos de idade, é viúvo e possui 2 filhos. Um deles é o Diretor Acadêmico da faculdade e o outro não atua no negócio, é advogado.

Durante estes últimos anos houve um aumento da competição no mercado educacional, com o surgimento de diversos concorrentes. Carlos teve que reduzir ainda mais o preço das mensalidades e buscar estratégias para aumentar o número de alunos. A situação da faculdade está ficando delicada e Carlos tem pensado em se afastar dos negócios, pois está cansado da rotina pesada de dedicação à faculdade.

Na sua visão, quais são as alternativas que Carlos poderá optar, já que não deseja continuar no negócio? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Carlos tem algumas alternativas que pode considerar ao decidir se afastar dos negócios da faculdade. Algumas opções são: 1. Vender a faculdade: Carlos pode buscar um comprador interessado em adquirir a faculdade. Isso pode trazer vantagens financeiras, como a possibilidade de obter um bom retorno sobre o investimento inicial. No entanto, pode ser difícil encontrar um comprador disposto a pagar um valor justo pela faculdade, especialmente considerando a competição acirrada no mercado educacional. 2. Passar a gestão para o filho: Se o filho de Carlos, que já atua como Diretor Acadêmico, estiver interessado em assumir a gestão da faculdade, Carlos pode considerar passar a responsabilidade para ele. Isso pode trazer a vantagem de manter a faculdade na família e garantir uma continuidade no negócio. No entanto, é importante avaliar se o filho possui as habilidades e conhecimentos necessários para gerir a faculdade de forma eficiente. 3. Fechar a faculdade: Caso Carlos não encontre um comprador e nenhum dos filhos esteja interessado em assumir a gestão, ele pode optar por fechar a faculdade. Essa alternativa pode ser desvantajosa, pois implica em encerrar um negócio que foi construído ao longo de 15 anos. Além disso, Carlos pode enfrentar dificuldades financeiras ao lidar com os custos de encerramento e possíveis obrigações contratuais. É importante ressaltar que cada alternativa possui suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha de Carlos dependerá de diversos fatores, como suas prioridades, objetivos e recursos disponíveis. Recomenda-se que ele avalie cuidadosamente cada opção e busque orientação profissional, como consultores de negócios ou advogados, para tomar uma decisão informada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Desafio

Arquitetura de Redes de Computadores

CET-FAESA

User badge image

Douglas Volkert

Question Icon

Desafio

Arquitetura de Redes de Computadores

CET-FAESA

User badge image

Douglas Volkert

Question Icon

Desafio

Arquitetura de Redes de Computadores

CET-FAESA

User badge image

Douglas Volkert

Question Icon

DESAFIO

Mba em Logística e Supply Chain

ESTÁCIO

User badge image

Luana Gonçalves