Buscar

Texto 1 Toda a formulação e proposta de políticas em Educação em Saúde têm como base os princípios e diretrizes do SUS e a necessidade de auxiliar na

Leia os textos a seguir:

Texto 1

Toda a formulação e proposta de políticas em Educação em Saúde têm como base os princípios e diretrizes do SUS e a necessidade de auxiliar na autonomia dos indivíduos e da população em geral. A estratégia de ação da Educação em Saúde é a saúde da família reconhecendo esta como o núcleo primário do indivíduo e o agente de saúde como o instrumento primário de contato com esta realidade.

Texto 2

“A Educação em Saúde pode ser feita na família, na escola, no trabalho ou em qualquer espaço comunitário. Este é um componente que está presente na Carta de Ottawa, resultante da I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, em 1986, no Canadá, que resgata a dimensão da Educação em Saúde, além de avançar com a ideia de empoderamento, ou seja, o processo de capacitação (aquisição de conhecimentos) e consciência política comunitária”. (Besen,2007; p.65)

Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA:

  1. Uma das bases da educação em saúde é a manutenção dos papéis de professor e aprendiz, mantendo a visão de saúde centrada na doença.
  2. Para garantir a participação comunitária é necessário criar políticas de saúde elaboradas com mecanismos que permitam e garantam o acesso à participação popular, desde o processo de elaboração da legislação, até ao acesso dos recursos humanos, materiais e financeiros.
  3. As estratégias tradicionais são capazes de motivar e garantir a participação da população.
  4. Para que ocorra a participação comunitária é necessário o fortalecimento da interação do sistema informal de saúde com as comunidades, com uma relação dialógica, franca e aberta.
  5. A Assembleia Mundial da OMS em 1983 teve enfoque na mudança do planejamento das novas políticas de ação em saúde, dando ênfase no planejamento regional, nos diversos objetivos e em doenças específicas, da visão ampliada e globalizada de educação, das ações políticas capazes de facilitar as mudanças de comportamento dos indivíduos e da população visando à promoção de estilos saudáveis de vida.


💡 3 Respostas

User badge image

bloge da beca

Alguém tem essa resposta?
3
Dislike0
User badge image

Elizete Monte

Para garantir a participação comunitária é necessário criar políticas de saúde elaboradas com mecanismo que permitam e garantem o acesso à participação popular, desde o processo de elaboração da legislação, até ao acesso dos recursos humanos, materiais e financeiros.
0
Dislike0
User badge image

Mariana Mari

Para garantir a participação comunitária é necessário criar políticas de saúde elaboradas com mecanismos que permitam e garantam o acesso à participação popular, desde o processo de elaboração da legislação, até ao acesso dos recursos humanos, materiais e financeiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais