Buscar

CASO CLÍNICO Uma mulher de 75 anos de idade com insuficiência cardíaca congestiva leve é admitida à unidade de terapia intensiva (UTI) com seps......

CASO CLÍNICO

Uma mulher de 75 anos de idade com insuficiência cardíaca congestiva leve é admitida à unidade de terapia intensiva (UTI) com sepse causada por uma infecção urinária. Ela está hipotensa, com pressão arterial de 80/40 mmHg, tem frequência cardíaca elevada (taquicardia) e diminuição do débito urinário (oliguria). Junto com a instituição de antibioticoterapia adequada e líquidos IV, toma-se a decisão de iniciar infusão IV de noradrenalina para tentar elevar a pressão arterial.

1. Que efeitos podem ser esperados com a noradrenalina?

2. Que receptores medeiam esses efeitos?


💡 2 Respostas

User badge image

Wellen Marmentini

Noradrenalina causa vasoconstrição generalizada, exceto nos vasos coronários que dilata indiretamente aumentando o consumo de oxigênio. Isto resulta num aumento na força (e na ausência da inibição vagal) na velocidade de contração miocárdica. A resistência periférica aumenta e as pressões diastólicas e sistólicas estão aumentadas.

As aminas simpaticomiméticas são catecolaminas de ocorrência natural (noradrenalina, adrenalina) e drogas que imitam suas ações.

1
Dislike0
User badge image

izabela cristina

  1. A NORADRENALINA IRÁ ELEVAR A PRESSÃO ARTERIAL,E COM ISSO DIMINUIR A TAQUICARDIA.
  2. OS RECEPTORES ADRENERGICOS
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais