Buscar

O texto a seguir foi retirado do artigo Vasconcelos D.M.M. et al.Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 8, p. 2609-2614, 2017.

O texto a seguir foi retirado do artigo Vasconcelos D.M.M. et al.Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 8, p. 2609-2614, 2017.

No início da década de 1990, foram desencadea¬dos esforços para a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como orientação os prin¬cípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Os medicamentos e outras tecnologias em saúde constituíram e ainda é peça central do sistema de saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e no cuidado em saúde. A Lei Orgânica de Saúde Nº 8.080/90 assegurou entre os campos de atuação do SUS a execução de ações de assistência terapêutica integral, incluindo a farmacêutica e a formulação da política de medicamentos. Recentemente, têm-se discutido que o acesso universal, igualitário e integral à assistência farmacêutica (AF) requer: assistência ao usuário pelo SUS; conformidade com a relação nacional de medicamentos e diretrizes terapêuticas definidas em protocolos clínicos; e ter a dispensação em unidades indicadas pela direção do SUS.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais