Buscar

Em casos de maus-tratos a crianças e adolescentes, a fim de preservar a privacidade o psicólogo que atua no hospital será obrigado a manter o sigilo?

💡 5 Respostas

User badge image

Liliane F. Rocha

De acordo com o CFP, Psicólogos que têm conhecimento ou suspeita de maus-tratos a crianças e adolescentes devem notificar o fato ao Conselho Tutelar. A violência é vista como uma questão de saúde pública por gerar nas pessoas sofrimento físico, psíquico, social e econômico, em particular, quando as vítimas são crianças e adolescentes. Por essa razão, o psicólogo ao identificar vestígios e manifestações de maus-tratos, deve proceder à notificação compulsória ao Conselho Tutelar ou à Vara da Infância e da Juventude.

2
Dislike0
User badge image

Ana Paula P dos Santos

Não. Muito pelo contrário, negligenciar casos de maus-tratos é crime.

O  ECA não admite silêncios criminosos. Vejamos, por exemplo, o que diz o Art. 13:


Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais