Buscar

custos: fixos ou variáveis; diretos ou indiretos ou despesas: fixas ou variáveis.

Você está ao final de seu estágio em uma indústria siderúrgica multinacional brasileira da qual lhe falamos no capítulo anterior.

Seu chefe imediato, o contabilista sênior Sr. Antônio Pedro, após te orientar a respeito das classificações de custos como fixos, variáveis, diretos e indiretos, bem como a respeito de despesas fixas e variáveis, determinou como uma de suas últimas atividades de seu estágio que você realize a correta classificação dos custos que lhe foram apresentados como custos: fixos ou variáveis; diretos ou indiretos ou despesas: fixas ou variáveis.

Os custos e despesas ocorridos e apresentados a você foram:

    I.Consumo de energia na produção;

   II.Consumo de matéria-prima;

  III.Depreciação de máquinas da produção;

  IV.Salários da supervisão da fábrica;

   V.Salários da administração;

  VI.Consumo de energia do escritório;

 VII.Depreciação de equipamentos do escritório; e

VIII. Salários da supervisão da administração.

 

Definição e exemplos de custos diretos e indiretos:

Será direto todo o custo, no caso industrial, que puder ser apropriado diretamente aos produtos. Nesse caso, podemos exemplificar as matérias-primas consumidas na produção, a mão de obra utilizada diretamente no processo produtivo, dentre outros. Já no caso dos custos indiretos, estes não têm condições de serem mensurados de forma objetiva e, dessa maneira, a distribuição desse custo indireto se dá arbitrariamente ou por estimativa.

Podemos exemplificar como custo indireto a mão de obra que, mesmo ligada ao processo produtivo, não é aplicada diretamente ao produto, como: manutenção, programação e controle. A mão de obra da supervisão e chefia da fábrica também é custo indireto. Não confundam os valores pagos aos funcionários administrativos, aos chefes e supervisores de outras áreas como custos indiretos, pois, nesses casos, não são custos, e sim despesas, já que não estão relacionados ao processo produtivo de indústria.

Outro exemplo interessante é a energia elétrica no processo produtivo. Como não conseguimos mensurar a sua utilização por cada máquina e quanto é utilizado por cada produto, temos que ratear o consumo geral por algum critério de rateio arbitrário. Logo, é realizada uma apropriação indireta. No processo produtivo, a depreciação pelas mesmas considerações do consumo da energia elétrica é geralmente classificada como custo indireto.

 


💡 1 Resposta

User badge image

Carla Cristina

O exemplo é a resposta?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Diferença de Custos fixos e despesas Variáveis?

Administração Secretariado Comércio Módulo I Etec

User badge image

Luiza Alves

Question Icon

Agenda 6 a 10

Administração Secretariado Comércio Módulo I Etec

Anhanguera

User badge image

Veronica Carrijo

Materiais relacionados