Buscar

Com base no trecho apresentado, avalie as seguintes asserc¸o~es e a relac¸a~o proposta entre elas.

Ligar o computador e começar uma jornada de teletrabalho, em casa, é bem diferente da rotina presencial à qual magistrados e servidores já estão acostumados. Durante o regime de plantão extraordinário instituído pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus, a tecnologia tem permitido assegurar maior eficiência a essa nova rotina. Para auxiliar no monitoramento de tarefas, muitas unidades têm utilizado aplicativos de gerenciamento online de atividades.


 


Tem sido assim, por exemplo, no Gabinete do desembargador Ricardo Gentil. Por meio do aplicativo Trello, ferramenta virtual de gerenciamento de projetos, são distribuídas tarefas entre os servidores. Foram estabelecidos, ainda, procedimentos de acompanhamento e avaliação da execução das atividades de forma que, mesmo trabalhando à distância, a boa produtividade seja mantida ou até incrementada.


 


De acordo com Jacyelle Bandeira, analista judicial, a experiência tem sido positiva. “Nós já usávamos o Trello antes do regime de teletrabalho. Tem sido muito útil para o tipo de trabalho desempenhado no Gabinete do desembargador Ricardo. Aqui nós temos ainda uma certa quantidade de processos mais antigos, físicos, e o aplicativo é muito bom para esse tipo de processo”. Segundo a servidora, com o Trello é possível unificar e dimensionar a quantidade de processos físicos e eletrônicos em um só local. “Já para os processos eletrônicos, a melhor ferramenta sem dúvidas, é o Processo Judicial Eletrônico (PJe)”, afirma, acrescentando que o uso do Trello na unidade não é para fiscalização individual, mas “para acompanhamento do trabalho total desenvolvido no Gabinete”. “Agora nós conseguimos integrar e unificar a quantidade de processos”, completa. Com base no trecho apresentado, avalie as seguintes asserc¸o~es e a relac¸a~o proposta entre elas.

 

I. A pandemia gerada pelo novo coronavírus exigiu uma mudança na rotina de trabalho dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), que, em vez de trabalhar presencialmente, passaram ao teletrabalho. Isto exigiu a implementação de novas ferramentas de trabalho, como as de gestão de projetos.

 

POR QUE

 

II. O sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) não é capaz de ser acessado de forma remota, o que impede o dimensionamento da quantidade de processos físicos e eletrônicos.

A respeito dessas asserc¸o~es, assinale a alternativa correta.


Alternativas:


a)

As asserc¸o~es I e II sa~o proposic¸o~es verdadeiras, mas a II na~o justifica a I.


b)

As asserc¸o~es I e II sa~o proposic¸o~es verdadeiras e a II justifica a I.


c)

A asserc¸a~o I e´ uma proposic¸a~o verdadeira e a II, falsa.


d)

A asserc¸a~o I e´ uma proposic¸a~o falsa e a II, verdadeira.


e)

As asserc¸o~es I e II sa~o proposic¸o~es falsas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais