A maior rede de estudos do Brasil

1.O Princípio da Legalidade do direito de tributar está previsto no artigo 150, Inciso I, da CRFB/88, que descreve que ?

1.

O Princípio da Legalidade do direito de tributar está previsto no artigo 150, Inciso I, da CRFB/88, que descreve que ?sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça?. Baseado neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Devem estar previstos na própria lei que institui o tributo todos os aspectos pertinentes ao fato gerador do tributo.

(    ) Existem alíquotas que podem ser alteradas por ato do Poder Executivo, sendo elas o II, IE e IPI.

(    ) A Constituição permite essa exceção dos impostos que podem ser alterados em sua alíquota por ato do Poder Executivo, pois estes têm função parafiscal.

(    ) Deve estar prevista para a criação de um tributo a observância do princípio da anterioridade e da noventena.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - V.

b) F - F - V - F.

c) F - V - F - V.

d) V - F - V - F.

 

 

2.

A Constituição Federal e o Direito Tributário prescrevem que não poderá haver instituição e cobrança de tributos de forma desigual entre contribuintes que se encontram em condições de igualdade jurídica, ou seja, proíbem qualquer distinção, inclusive em decorrência de ocupação profissional ou função exercida. Acerca do princípio a que se refere, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Segurança.

(    ) Isonomia.

(    ) Igualdade.

(    ) Imunidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - V - F.

b) V - V - F - V.

c) V - F - V - F.

d) F - V - V - F.

3.

O lançamento tributário pode acontecer através da autoridade administrativa, que homologa o crédito constituído pelo contribuinte. Quanto às formas de extinção do crédito tributário, que tem sua previsão legal no art. 156 do Código Tributário Brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Pagamento consiste na entrega do valor devido a título de tributo.

(    ) Transação é a dispensa do pagamento total ou parcial do tributo vencido, autorizado mediante lei.

(    ) Remissão é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas para resolver a pendência entre eles, deve ser autorizada por lei.

(    ) Compensação ocorre quando duas pessoas são, ao mesmo tempo, credora e devedora da outra, possibilitando que façam um encontro de contas, e se deem quitação mútua, até que as suas obrigações se contrabalancem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - F.

b) F - V - F - V.

c) V - V - F - V.

d) V - F - F - V.

4.

Quando tratamos sobre o princípio da anterioridade no Sistema Tributário Brasileiro, devemos observar suas duas vertentes: o da Anterioridade Anual (ou, tão somente Anterioridade) e da Noventena (ou Anterioridade Mitigada ou Nonagesimal). Nesse sentido, o Princípio da Anterioridade estabelece que um tributo não pode ser cobrado no mesmo ano em que foi aprovada a lei que o criou ou aumentou. Já a Noventena estabelece um prazo mínimo de 90 (noventa) dias entre a criação ou aumento de um tributo e sua cobrança. Assim, assinale a alternativa CORRETA acerca dos impostos que não se submetem ao Princípio da Anterioridade:

a) Impostos sobre propriedade de imóveis urbanos e rurais.

b) Impostos sobre exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; propriedade de imóveis urbanos.

c) Impostos sobre câmbio e seguro; imposto extraordinário de guerra, imposto de renda para fins de majoração.

d) Impostos sobre importação de produtos estrangeiros; produtos industrializados; operações de crédito.

5.

Dentre os princípios constitucionais que limitam o poder de tributar estão o do não confisco e liberdade de tráfego. Esses princípios servem para que o Estado tenha limites na hora de tributar, não onerando excessivamente os contribuintes. Sobre os princípios que limitam o poder de tributar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A alíquota limite para que o tributo possa ser considerado como confisco é o equivalente a 70% (setenta por cento) do rendimento da pessoa.

(    ) É permitido que a União, estados, Distrito Federal e municípios criem tributos que impeçam a locomoção das pessoas dentro do país.

(    ) A Constituição Federal considera como atividade lícita a cobrança de pedágio.

(    ) O princípio do não confisco objetiva que o Estado seja razoável na cobrança dos tributos, tornando possível seu cumprimento.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.

b) V - F - V - F.

c) F - F - V - V.

d) F - F - V - F.

6.

Com o nascimento da obrigação tributária (fato gerador) nasce o direito ao crédito. Contudo, a cobrança do crédito tributário não é absoluta, ou seja, existem algumas situações em que a legislação permite a extinção do crédito tributário. Assinale a alternativa CORRETA quanto às formas de extinção do crédito tributário:

a) Moratória.

b) Depósito de seu montante integral.

c) Liminar em mandado de segurança.

d) Pagamento.

7.

Uma vez que o ente federativo recebe a competência da Constituição Federal para criar tributos, nasce com ele a capacidade de tributá-los, ou seja, cobrar por eles. Sobre capacidade tributária, analise as seguintes sentenças:

I- A capacidade tributária, diferentemente da competência para tributar, pode ser atribuída a outro ente público.

II- A atribuição da capacidade tributária a outro ente público é irrevogável, ou seja, uma vez realizada não poderá ser desfeita.

III- A capacidade tributária compreende também, além da cobrança do tributo, a função de fiscalização ou execução da lei.

IV- A capacidade tributária atribuída a outro ente público pode ser revogada pela pessoa jurídica de direito público que a delegou.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, III e IV estão corretas.

b) Somente a sentença II está correta.

c) Somente a sentença IV está correta.

d) As sentenças II e III estão corretas.

8.

A suspensão da exigibilidade do crédito tributário não é definitiva, tem caráter temporário e não importa na desconstituição do crédito, que continua inalterado. Sobre as modalidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, analise as seguintes sentenças:

I- Suspende a exigibilidade do crédito tributário a moratória.

II- Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito de seu montante parcial.

III- Suspende a exigibilidade do crédito tributário a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

IV- Suspendem a exigibilidade do crédito tributário as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, III e IV estão corretas.

b) As sentenças I, II e III estão corretas.

c) As sentenças I, II e IV estão corretas.

d) As sentenças II e III estão corretas.

9.

Maria foi questionada sobre a seguinte situação: em novembro de 2015 o município criou e publicou uma lei que instituiu a cobrança da contribuição de melhoria para a comunidade de Jerissó. Todavia, tal cobrança somente terá início em fevereiro de 2016. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- O município adotou o princípio da anterioridade.

II- Os princípios adotados foram os da legalidade e isonomia.

III- O município adotou o princípio da noventena.

IV- Os princípios adotados no exemplo foram os do contraditório e duplo grau de jurisdição.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) As afirmativas I e III estão corretas.

b) As afirmativas II e III estão corretas.

c) Somente a afirmativa IV está correta.

d) As afirmativas I e IV estão corretas.

10.

Uma das características da capacidade tributária é a precariedade, pois sua transferência a outras pessoas jurídicas pode ser revogada a qualquer tempo. A capacidade tributária é poder integrado ao ente tributante, seja esse a União, o Estado ou o município. Sobre esse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I- A capacidade tributária está caracterizada no poder para exigir e fiscalizar tributos.

II- A capacidade tributária é atribuição legislativa, de índole política.

III- A capacidade tributária é delegável.

IV- A capacidade tributária é atribuição administrativa.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As afirmativas I e II estão corretas.

b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

c) As afirmativas I, II e III estão corretas.

d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.


1 resposta(s)

User badge image

Jeanine Moreira Caetano

Há mais de um mês

O Princípio da Legalidade do direito de tributar está previsto no artigo 150, Inciso I, da CRFB/88, que descreve que ?sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça?. Baseado neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( v   ) Devem estar previstos na própria lei que institui o tributo todos os aspectos pertinentes ao fato gerador do tributo.

(  v  ) Existem alíquotas que podem ser alteradas por ato do Poder Executivo, sendo elas o II, IE e IPI.

( f   ) A Constituição permite essa exceção dos impostos que podem ser alterados em sua alíquota por ato do Poder Executivo, pois estes têm função parafiscal.

(  v  ) Deve estar prevista para a criação de um tributo a observância do princípio da anterioridade e da noventena.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - V.b) F - F - V - F.c) F - V - F - V.d) V - F - V - F.  

O Princípio da Legalidade do direito de tributar está previsto no artigo 150, Inciso I, da CRFB/88, que descreve que ?sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça?. Baseado neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( v   ) Devem estar previstos na própria lei que institui o tributo todos os aspectos pertinentes ao fato gerador do tributo.

(  v  ) Existem alíquotas que podem ser alteradas por ato do Poder Executivo, sendo elas o II, IE e IPI.

( f   ) A Constituição permite essa exceção dos impostos que podem ser alterados em sua alíquota por ato do Poder Executivo, pois estes têm função parafiscal.

(  v  ) Deve estar prevista para a criação de um tributo a observância do princípio da anterioridade e da noventena.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - V.b) F - F - V - F.c) F - V - F - V.d) V - F - V - F.  

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes