A maior rede de estudos do Brasil

de alimentos, ambiental, ocupacional, medicamentos, social, entre outras. Uma análise forense corresponde a aquela voltada para


2 resposta(s)

User badge image

ludmila rodrigues

Há mais de um mês

crise de bacteria

crise de bacteria

User badge image

William de Assis Verified user icon

Há mais de um mês

Olá, Nicolle! Tudo bem?

Vou tentar responder, de acordo com o que ficou claro no seu questionamento e que foi de minha interpretação (me desculpe caso minha interpretação tenha sido equivocada)

Conforme os vários itens que você mencionou na questão, há diversas áreas, não é mesmo? Uma análise forense corresponde àquela voltada à linha de investigação científica que, nos últimos 15 anos, juntamente com o desenvolvimento das tecnologias utilizadas na Biologia Molecular e a na Biotecnologia (caso queira, posso enviar materiais a respeito disso a você, via e-mail william15deassis@gmail.com ), principalmente o sequenciamento de DNA e RNA e as técnicas de PCR em larga escala, unida aos avanços da |Bioinformática. Esses avanços, permitiram a caracterização de vários microrganismos (estudados na Microbiologia) e também explicaram suas aplicações forenses, bem como sua participação na identificação humana, caracterização de fluidos corporais, estimativa de intervalo post-mortem e os chamados biocrimes. A forense microbiana é uma espécie de mistura da medicina, com saúde pública e das pesquisas, pois incorpora conhecimentos de todas essas áreas, mas o objetivo dessa ciência é demonstrar que a informação gerada pode responder uma investigação. O profissional desta área, tem uma vida dedicada a analisar evidências de um ataque bioterrorista, biocrime ou microorganismo/ liberação de toxina para fins de atribuição ou pode ser definido como a detecção e identificação das variações entre as cepas e através dos dados moleculares são identifica a origem e rota de transmissão de uma determinada amostra forense. Hoje, microbiologistas forenses estudam genes, patógenos e contágios com o intuito de manter as pessoas seguras e rastrear aqueles que causam danos, além de muitas outras áreas de estudo subáreas que podemos encontrar.

Alguns materiais para vc consultar:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3605656/mod_resource/content/1/Microbiologia-Forense.pdf

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/107276/2/211988.pdf

https://www.researchgate.net/publication/317087477_TECNICAS_DE_BIOLOGIA_MOLECULAR_APLICADAS_A_PERICIA_E_CIENCIA_FORENSE

https://core.ac.uk/download/pdf/144023162.pdf

http://labs.icb.ufmg.br/lbcd/prodabi5/homepages/hugo/Hugo/PericiaCriminalDNA.pdf

Bons estudos!!!


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes