Buscar

Quais os problemas que surgiram com a superprodução cafeeira na Primeira República?

Avalie a importância do café para a economia brasileira durante a Primeira República e os problemas que, com o tempo, surgiram devido à superprodução cafeeira.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a Primeira República, o café desempenhou um papel fundamental na economia brasileira. O Brasil era o maior produtor e exportador mundial de café, o que trouxe grande prosperidade para o país. No entanto, essa dependência excessiva do café também gerou alguns problemas. Um dos principais problemas foi a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários rurais, conhecidos como barões do café. Isso resultou em uma estrutura agrária desigual, com a maioria da população rural vivendo em condições precárias. Além disso, a monocultura do café levou à degradação do solo e à exaustão dos recursos naturais. A falta de diversificação agrícola tornou a economia vulnerável a crises, como a queda dos preços internacionais do café. Outro problema foi a falta de investimentos em infraestrutura e industrialização. A renda gerada pela exportação do café não foi devidamente utilizada para modernizar o país, resultando em um atraso no desenvolvimento de outros setores da economia. Por fim, a superprodução cafeeira também levou a uma crise econômica conhecida como "Crise do Encilhamento" em 1890. A oferta excessiva de café no mercado internacional levou a uma queda acentuada nos preços, afetando negativamente a economia brasileira. Em resumo, embora o café tenha sido importante para a economia brasileira durante a Primeira República, a superprodução cafeeira trouxe problemas como a concentração de terras, degradação ambiental, falta de diversificação econômica e crises econômicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais